Um novo espaço de lazer e turismo será construído entre o Monumento Marco Zero do Equador, Sambódromo e o Estádio Zerão, na zona sul da capital. A prefeitura de Macapá assina nesta terça-feira (29), às 16h30, a ordem de serviço para o início das obras do Parque Meio do Mundo, um complexo que terá investimento de R$ 22 milhões do Município.
A estrutura conta com uma área de mais 50 mil m², que vai abrigar ambientes que estimulam a prática esportiva, brincadeiras para as crianças, sustentabilidade, preservanção ambiental, apreciação da gastronomia amapaense e a economia criativa.
Em agosto o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, apresentou o projeto arquitetônico, que é assinado pelo arquiteto manauara Cláudio Nina, que já projetou grandes parques em outros estados brasileiros.
“Ele traz os conceitos mais modernos da arquitetura, de convivência, de interatividade e qualidade de vida. O projeto foi discutido em todas as suas etapas e será um dos locais mais lindos de Macapá”, ressaltou Dr. Furlan.
O Parque Meio do Mundo de Macapá terá:
- Estação Saúde
Área destinada à prática de atividades físicas com equipamentos separados em duas baterias, uma específica para a terceira idade e a outra aos jovens. Os aparelhos serão fixados no piso de concreto estampado.
- Caramanchão
Construído para criar abrigo em áreas verdes, ele é composto por madeira e um canteiro central em alvenaria, com acabamento em massa e pintura acrílica. O espaço será de curta permanência, podendo ser utilizado tanto para descanso como apoio aos quiosques de alimentação.
- Sombreiro
O sombreiro tem o objetivo de gerar proteção solar, além de descanso e contemplação. A área será composta por uma bancada e dois bancos em madeira.
- Área de administração e estação de tratamento
O espaço destina a área administrativa e depósito de equipamentos de ferramentaria. Ele é composto pelo escritório, uma área de circulação, um banheiro masculino e banheiro feminino, um depósito com garagem, um depósito para ferramentaria. Ao lado será a estação de tratamento de esgoto.
- Quiosques
Esta área será destinada a venda e depósito de alimentos. Serão oito lanchonetes, oito depósitos e dois conjuntos de banheiros com acessibilidade.
- Chafariz
O chafariz é um equipamento com finalidade estética e possui uma escultura metálica central elevada com duas piscinas. A alimentação da água será em uma casa de bomba independente, que também é responsável pela filtragem.
- Área infantil
Espaço destinado a atividades infantis com área de descanso, brinquedos recreativos e um pergolado com banco para contemplação dos jardins.
- Bicicletário
Equipamento destinado ao estacionamento de bicicletas. Ele terá o piso em concreto estampado e será composto de barras de segurança para pessoas com deficiência visual.
- Selvinha
Espaço com exposição de esculturas de animais da fauna brasileira. Ela será dividida por pisos em cores diferentes com tons de azul, amarelo, verde, roxo e cinza.

