Animais domésticos terão um local específico para brincar e socializar. O novo espaço é destinado para brincadeira, passeio e prática de esporte de animais de estimação. A primeira praça pública pet foi pensada para proporcionar um espaço adequado, seguro e saudável para animais e seus tutores.
A praça pet está localizada no bairro Zerão, ao lado do Céu das Artes, na zona sul. O ambiente já está com 95% dos serviços concluídos, faltando apenas o paisagismo e em breve deve ser entregue para utilização da comunidade.
Para a professora Luciana Rodrigues, de 26 anos, e tutora de quatro gatos, espaços como esses são importantes para socialização e convivência dos animais.
“Os animaizinhos ficam muito estressados dentro de casa, com gato é um pouco diferente, mas quem tem cachorro sente isso, pois eles ficam ansiosos, mudam de comportamento. Então eles precisam passear, e nem sempre a rua é um lugar com estímulos interessantes para esses animais”, explicou a professora.
A tutora da pequena luninha, Jackeline Santos, afirmou que a praça é uma iniciativa positiva. “Tenho certeza que os bichinhos vão adorar ter um espaço para brincar livres”.
Obras
A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob) e está orçada em R$ 251 mil, sendo R$ 250.501,00 provenientes de recurso destinados através de emenda parlamentar enviada pelo deputado federal Vinicius Gurgel, através do Ministério da Defesa, e contrapartida municipal.
A praça terá uma arena de livre circulação com gramado e alambrado para garantir que os animais possam brincar com segurança. Duas áreas sensoriais, uma com piso em areia e outra com piso em seixo. Além disso, o espaço terá calçamento, bebedouro, lixeiras para recolhimento das fezes dos animais, iluminação em led, bancos, um canteiro para contemplação e acessibilidade.
“Os animais fazem parte da vida das pessoas e também precisam de políticas públicas de defesa e lazer. Essa é a primeira praça que vamos entregar, mas também queremos ter uma cidade planejada para nossos amigos de quatro patas”, disse o subsecretário de Obras Ivy Vasconcelos.