1. Notícia da Semana. Foi a realização da 1ª Convenção Estadual Brasil Equatorial dos Gideões Internacionais, que começou na sexta-feira passada, 19, e encerra hoje, domingo, 21, aqui em Macapá/AP. O evento aconteceu no Auditório da Universidade Federal do Amapá (Unifap), na Zona Sul da capital. O tema da convenção: “Anuncie entre os povos a Sua glória”, e está baseado no texto bíblico do Salmo 96.3.
Mas, quem são os Gideões Internacionais? Trata-se de uma organização cristã evangélica mundial, sem fins lucrativos, formada por homens de negócio e profissionais liberais cristãos de todas as nações, que se dedicam à distribuição de edições de Bíblias em hotéis, escolas, hospitais, repartições públicas civis e militares, presídios, empresas, aeronaves e navios.
Fundada nos Estados Unidos, em 1899, a entidade iniciou a distribuição gratuita de cópias da Bíblia em 1908, em hotéis daquele país. Em 2015, em todo o mundo, a associação distribuiu mais de 2 bilhões de cópias da Bíblia em mais de 200 países. No ano de 2022 contava com 269.500 membros em 200 países.
No Brasil, os Gideões já distribuíram mais de 193 milhões de Novos Testamentos desde 1958. Anualmente a organização distribui cerca de 87 milhões dessas porções da Bíblia no mundo. No Brasil são distribuídos cerca de 6,8 milhões de Novos Testamentos todos os anos.
E como foi o Encontro Regional? A abertura da convenção se deu na sexta-feira à noite. No sábado, acontecerão as reuniões nos turnos da manhã, tarde e noite, e hoje, domingo, se encerra com visita a igrejas evangélicas da capital.
De acordo com o coordenador-geral, o gideão Anab Monteiro, o evento, até aqui, foi um sucesso. Além da participação de grupos advindos do interior amapaense, teve a presença de algumas caravanas oriundas de vários pontos aqui da região amazônica.
Os Gideões Internacionais evangelizam povos através da distribuição de porções da Bíblia, como os exemplares de Novos Testamentos de bolso. No encontro deste final de semana os Gideões estabeleceram como meta distribuir cerca de 5.500 exemplares de Novos Testamentos. Com informações do jornalista Izael Marinho. Imagem: Divulgação/Gideões Internacionais.
2. Vem aí o maior evento gospel do Estado do Amapá. O Sermão da Montanha no Meio do Mundo, coordenado pela Igreja do Evangelho Quadrangular do Estado do Amapá (IEQ/AP), presidente geral Bispo Guaracy Junior, acontecerá nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2024, no Sambódromo, o maior espaço de aglomeração pública do Estado. De acordo com a Comissão Organizadora, este ano, o Evento “será incrivelmente extraordinário, será histórico e profético”.
Na lista dos preletores oficiais constam os nomes de Guaracy Junior, Richie Seltzer, Randy Clark, Tom Jones, Charity Cook. No louvor, já confirmaram presença Marquinhos Gomes, Bruna Karla, Theo Rúbia e Luan Freitas.
O Meio do Mundo se transformará em um palco de milagres, os céus irão se abrir sobre aquele lugar, uma atmosfera de glória irá soprar para os quatro ventos do nosso Estado. Agende-se. Serão duas noites que marcarão a história de sua vida na face da terra. Organização: IEQ Supervisão Amapá e Global Awakening (Despertamento Global).
3. Militares Evangélicos. A Associação dos Militares Evangélicos do Estado do Amapá (AMEAP) promoveu nesta última 5ª feira, 18.04.2024, no final da tarde, na Catedral da Assembleia de Deus no Estado do Amapá, localizada no Centro da Capital Macapá, um grande clamor pela Segurança Pública de todo o Estado. Na oportunidade, além de integrantes da citada Igreja, familiares e amigos dos militares formaram a multidão de intercessores que participaram do Clamor.
4. Praça da Bíblia de Macapá. Todo sábado, pela manhã, está acontecendo Culto Evangelístico na Praça da Bíblica, sob a coordenação geral do Pastor Valmiro Ubaiara e Equipe, da Assembleia de Deus no Amapá, cuja Catedral Estadual fica localizada na Rua Tiradentes, 532, Centro de Macapá/AP. Você é Convidado Especial. Participe!
A Praça da Bíblia, que também homenageia o nome do Pastor Oton Miranda de Alencar. Foi criada desde 20.12.1991, pela Constituição do Estado Amapá, prevista no Título X – Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, no Art. 28. Mas, só foi construída e inaugurada em 29.11.2023, pelo atual Prefeito de Macapá, Dr. Antonio Furlan, que entrou para a história do Estado do Amapá e do Brasil como o construtor da 1ª Praça da Bíblia da Capital amapaense, a Praça da Bíblia de Macapá fica localizada na Rua Hildemar Maia, esquina com a Avenida Ataíde Teive, Bairro Santa Rita, bem no início do Canal.
GESTÃO
Aniversariante da semana. A Pastora Irene Lima trocou de idade esta semana. Para quem ainda não a conhece, ela é esposa do Pastor Rodrigo Lima Junior, 1º Vice-presidente da Assembleia de Deus no Amapá. Formam um Casal Jovem e tem apenas um filho, João Marcos.
Irene é uma mulher multivocacionada. Além de pastora, é professora, pedagoga, cantora e teóloga de formação, líder nata, exímia ministrante da Palavra de Deus e cheia do Espírito Santo. Em suas atividades pastorais, tem se destacado na gestão eclesiástica de adolescentes, cujo departamento geral é conhecido pela sigla MAAD. Também, ao lado do esposo, dirige há anos o SETAD/AP – Seminário Teológico da Assembleia de Deus no Estado do Amapá. Também, dirige com o esposo a Congregação Bete-seã, a nº 1 da AD Amapá.
Em termos pessoais, quando não está em atividade na MAAD, ou não está pregando, a Pastora Irene é muito discreta e circunspecta; procura sentar-se sempre em meio à membresia, ocupando apenas o púlpito, ao lado do esposo, em momentos de protocolo e oficialidades. Pastora, receba nossas palavras de felicitações.
ESPECIAL
Utilidade Pública. Podcasts sobre o petróleo do Amapá. Confira! O encontro dos podcasts. O Professor Besaliel Rodrigues, integrante do Doutorado em Direito do Petróleo do Amapá da Universidade Federal do Amapá (Unifap), iniciou uma série de trinta (30) podcasts para o youtube, que têm o objetivo de divulgar para toda a população do Estado sobre as principais notícias e informações referentes ao processo de exploração do petróleo encontrado ao norte do Amapá, no município de Oiapoque.
Ao saber do fato, o jornalista Renivaldo Costa, apresentador do Podcast “Programa Direito e Cidadania’, que vai ao ar todos os sábados, pela Rádio 101 FM, no dia 13.04.24, convidou o citado professor e advogado Besaliel Rodrigues, para entrevistá-lo sobre o assunto. Na oportunidade, falaram sobre sua pesquisa de doutorado acerca da exploração de petróleo no Amapá e os desdobramentos jurídicos da questão. O programa foi com transmissão simultânea pela página do Facebook https://www.facebook.com/pgmdireitoecidadania. Confira!
A população amapaense precisa se inteirar mais sobre o tema do petróleo do Amapá.
REFLEXÃO
Tema: Entenda o tempo de Deus – Gálatas 4.4: “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.”. O tempo de Deus não é o nosso tempo! O tempo de Deus é perfeito, não há atrasos. O tempo de Deus está relacionado ao tempo oportuno para cumprimento do Seu propósito ou vontade. Não pode ser medido ou cronometrado, mas atua na nossa história consoante à Sua vontade.
Por vezes, algumas pessoas consideram que Deus está demorando em cumprir determinadas coisas. A Bíblia mostra um triste exemplo de precipitação: o rei Saul (1 Samuel 13.8-15). Ele antecipou-se fazendo coisas que não eram da sua alçada. Como consequência, perdeu tudo. Em contrapartida, também encontramos uma advertência a esse respeito (2 Pedro 3.9).
O Senhor cumpre suas promessas e é paciente conosco (Provérbios 3.5-7). Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie no seu próprio entendimento. Reconheça‑o em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e afaste‑se do mal.
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra I: IDH – Índice de Desenvolvimento Humano X Petróleo: Este índice é uma das ferramentas mais famosas do mundo para medir o nível da qualidade de vida humana de uma região. Esta técnica destaca três temas: educação, saúde e renda. De acordo com os criadores (Mahbub Ul Haq e Amartya Sem), tais variáveis servem para a comparação da situação dos seres humanos em quase todas as nações do planeta Terra. Em 1990, a ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), utilizou esta técnica pela primeira vez, para, a partir de então, ter um mapa global periódico da realidade de vida das pessoas em todo o globo.
Até 2022, o Brasil estava na posição 84 na lista mundial, com pontuação de 0,766. Apesar disso, o país continua um pouco acima da média mundial, de 0,739. O estado do Amapá tem IDH de 0,708 (12º do Brasil). Oiapoque está sem medição atual. O último é de 2010 – IDH 0,658. Em 2000 era de 0,537 e em 1991 de 0,388. Qual a projeção? Com o petróleo, o IDH deve melhorar significativamente. Fonte: IBGE/Agência Brasil/Uol