Para ser vencedor, um exército precisa ser unido, coeso. Várias referências bíblicas (Juízes 20.8; Esdras 3.1 e Neemias 8.1) mostram que, nas batalhas, quando o povo de Deus se unia como “um só homem”, a vitória era garantida.
Em Cantares 6.10 a igreja é comparada a um “exército com bandeira” (formidável). Em todos os aspectos, inclusive na política, a Igreja deve ser sempre um grupo unido e coeso.
O Salmo 133 revela e ensina que a verdadeira união é piramidal, pois começa na “cabeça”, no comando, na diretoria geral; depois vai para a “barba”, o ministério, os líderes de congregações e departamentos; em seguida percorre o “vestido” todo, os liderados, os integrantes da igreja, até chegar à “orla” (bainha), novos convertidos, parentes não crentes, vizinhos e simpatizantes. Quando isso não acontece, os de dentro se desentendem e os de fora se escandalizam.
A união somente é agradável a Deus, verso 1 do Salmo 133, se for nos moldes do verso 2. Quando isso acontece, diz o verso 3 que a benção de Deus se espraia por toda igreja e sociedade de forma perene.
Diz Provérbios 6.16 e 19-b: Estas seis coisas aborrece o SENHOR, e a sétima a sua alma abomina: … o que semeia contendas entre irmãos. A Bíblia é categórica em dizer que Deus detesta (abomina) desunião entre irmãos. Então, os cristãos devem buscar entendimento, inclusive em matéria política, para serem prósperos cada vez mais.
Existem irmãos na fé que, por conta de política, fazem inimizades, defendem políticos ímpios e até mesmo se desviam. Há ainda alguns candidatos evangélicos que, uma vez não eleitos, murmuram, ficam com raiva e culpam até a igreja por causa de suas desditas. Outros até se desviam. Inclusive, por causa de política, ficam com a vida desorientada. Muitas vezes é devido à desunião. O pior é que alguns passam a vida toda sem acreditar no que diz palavra de Deus. Vigiemos para não atrair a abominação de Deus para nossas vidas.
Além dos opositores externos, diz a Bíblia que temos inimigos internos: 1 Coríntios 1.10-11: “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer. Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloe que há contendas entre vós.”. Mas, quem são eles? Vejamos alguns exemplos:
1- Os tradicionalistas: São aqueles crentes antigos, tradicionais, descendentes de famílias geradas pelos missionários estrangeiros e pastores das primeiras gerações ministeriais, os quais foram ensinados a não se envolver em política, pois isso poderia prejudicar aqueles missionários junto às autoridades brasileiras.
2- Os individualistas exacerbados: São aqueles que vivem conosco, mas somente olham para o próprio umbigo. Em assunto político querem que prevaleçam somente os seus interesses em detrimento dos interesses coletivos da igreja.
3- Mentes cauterizadas: São irmãos que possuem alguma sociopatia, ou são despreparados em assuntos de política, ou são indiferentes, ou inconsequentes. Muitas vezes foram “doutrinados” com filosofias humanas incompatíveis com a fé cristã.
4- Traidores: Lc 22.47-48: São os mais perigosos, pois o “espírito de Satanás” vive usando-os. Eles são os “judas” de hoje, são os que com beijos da falsidade “nos vendem”, “nos negociam”. Estão conosco, mas vivem nos entregando a outros candidatos e autoridades opositoras.
5- Estelionatários eclesiásticos: São aqueles parasitas que vivem se aproveitando e explorando prestígio político dos evangélicos. Enganam políticos em geral, dizendo que fizeram campanha, que votaram neles com toda a família e a igreja onde congrega. São verdadeiros “171” (referência ao artigo do Código Penal que trata do crime de estelionato).
No Evangelho de Marcos 3.24 diz que um reino dividido contra si mesmo não prevalece, não subsiste. Se verdadeiramente somos crentes, somos irmãos em Cristo, devemos fugir desses papéis.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Feriado de 13 de setembro, aniversário do Amapá. As Igrejas Evangélicas orando e jejuando pelo nosso Estado.
2- Pastor Besaliel Rodrigues ministra neste domingo pela manhã sobre o dom de profecia na Escola dominical.
3- As cantoras Maressa e Mariele fazendo sucesso todos os sábados à noite no Programa UFIADAP WEB TV..
LIDERANÇAS
Escola Bíblica de Obreiros – EBO 2020 – Estão se aproximando os dois maiores eventos sobre liderança eclesiástica do Estado do Amapá, promovidos pela UFIADAP – União Fraternal das Igrejas Assembleias de Deus no Estado do Amapá. Reserve sua vaga com antecedência.
Nesta semana acontece mais uma grande Escola Bíblica de Obreiros – EBO 2020 da referida Convenção. Será totalmente on line (pelo google meet) nos dias 18 e 19 de mês de setembro, das 19 às 22h, com o tema: “Gestão de igrejas em tempos de pós-pandemia”. As inscrições ainda estão abertas ao valor de R$ 20 reais, com direito ao kit completo do material impresso e o certificado. Contato – Zap: 99110-5167.
Na segunda quinzena de novembro está previsto acontecer a 12ª AGO – Assembleia Geral Ordinária Anual da citada Convenção UFIADAP. O evento será misto (presencial e on line). Entretanto, as plenárias serão restritas aos convencionais que estiverem em dia com suas anuidades.
ESPECIAL
NEWS: 01- O Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues Filho (foto) mantém viva a memória ministerial de seu inesquecível pai. No último domingo, 06 de setembro de 2020, pela manhã, na piscina batismal da Chácara Tiberíades, de propriedade da Igreja AD – A Pioneira, realizou um histórico batismo nas águas, ladeado pela sua mui digna esposa Pastora Selma Queiroz; 02- Foram 09 (nove) os batizados, todos integrantes da Congregação “Shalom” da citada Igreja no bairro Novo Horizonte, nas proximidades do “Projeto Minha Gente”, na Zona Norte de Macapá; 03- Fez-se presente à cerimônia batismal a Pastora Maria Rodrigues, viúva do saudoso Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues (pai); 04- O Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues Filho é irmão caçula do Pastor Besaliel Rodrigues, atual presidente da Convenção UFIADAP; 05- Além de pastor, Lourenço Filho é teólogo, geógrafo, advogado e, juntamente com a esposa, é empreendedor; 06- A Associação “Missão Social Mãos Que Ajudam” está precisando de você. Doe cestas básicas. Contato: Maria do Livramento (99135-5661) e Leônidas Viegas (99139-7388).
ESTUDOS BIBLICOS
Tema: A necessidade da presença de Deus
A Bíblia fala da importância da presença de Deus no meio do seu povo. Um dos maiores exemplos é visto em Moisés. Ele estava convencido de que sem a presença de Deus em sua vida, lhe seria inútil empenhar-se por qualquer coisa. Em Êxodo 33.15, Ele disse ao Senhor: “…Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar.”. Ele estava dizendo: “Senhor, sem a Tua presença não darei um passo”.
Moisés estava lidando com uma experiência nova. Ele estava liderando um povo egoísta e cheio de si. Ele os guiava pelo deserto. A situação dele não era fácil. Moisés tinha convicção de que sem a presença de Deus junto a ele, nada poderia ir bem.
A única maneira de você ir adiante em sua vida; enfrentando qualquer desafio ou problema, é ter a convicção da presença do Senhor com você. Sem Ele o fracasso lhe espera, apesar de qualquer esforço seu (Salmo 127.1 e 2). Moisés estava convicto da necessidade da presença de Deus na vida dele. Você tem essa mesma convicção?
FIQUE LIGADO
Igreja AD – A Pioneira nos municípios. A Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, presidida pelo Reverendo Pastor Oton Miranda de Alencar, está presente em todos os municípios do Estado.
Em Calçoene, sob a supervisão do Pastor Saraiva Landim, de Oiapoque, a referida Igreja está construindo um grandioso templo, o qual será um dos mais bonitos daquela cidade. O Evangelista Francisco Paes é o líder da igreja local em Calçoene. Juntamente com a esposa, está cuidando e acompanhando o crescimento da membresia naquele lugar.
Em Ferreira Gomes, a Igreja está sendo pastoreada pelo Ministro Raimundo Braga. Depois de receber do Pastor Besaliel Rodrigues, presidente da Convenção UFIADAP, a doação de um imóvel no bairro da Portelinha, na parte alta da Cidade, o Pastor Braga escalou o Obreiro Agnaldo para conduzir a expansão do templo. Com as obras bastante avançadas, a Prefeitura do município de Ferreira Gomes resolveu asfaltar a rua que passa bem em frente à nova Congregação, para a alegria de toda a comunidade.
Besaliel Rodrigues
Pastor e é licenciado em História e bacharel em Direito, com mestrado e doutorado em Direito Constitucional. É professor concursado do Curso de Direito da Unifap e escritor autor da 1ª Constituição Federal comentada à luz da Bíblia.