O livro “Justiça do Amapá: do Desafio da Instalação à Conquista Digital”, que está sendo produzido em comemoração aos 30 anos do Poder Judiciário Estadual, encontra-se em processo de finalização para ser lançado no decorrer de 2021. Escrito pelo historiador Marcelo Jaques e pelo museólogo Michel Ferraz, ambos servidores do TJAP, para a produção do livro houve uma longa pesquisa em obras produzidas pelo próprio Tribunal, processos, revistas, materiais publicitários e principalmente jornais.
“Encontramos nos jornais do Rio de Janeiro a notícia de uma comitiva do Ministério da Justiça vindo a Macapá para inaugurar o Fórum dos Leões. Para nós é maravilhoso encontrar o discurso do próprio ministro da justiça inaugurando a primeira sede do judiciário local”, revelou o museólogo Michel Ferraz.
O historiador Marcelo Jaques diz que procuraram dar destaque ao que acreditam ser os fatos mais importantes dessa trajetória. “Esse trabalho tem uma singular importância, por se tratar de um tema quase que inédito na historiografia amapaense e por resgatar um pouco da história do estado”.
Os pesquisadores dizem estar orgulhosos de fazer parte do projeto e poder contribuir com o resgate da memória institucional do TJAP. “Uma história ainda breve, mas rica em passagens relevantes de significados”, concluiu Jaques.

