1. A parábola das árvores: Diz a Bíblia, em Juízes 9.7-15 (NTLH): 7- Quando Jotão soube disso, subiu até o alto do monte Gerizim e gritou para eles: – Homens de Siquém, me escutem, e Deus escutará vocês! 8- Aí Jotão disse: – Uma vez as árvores resolveram procurar um rei para elas. Então disseram à oliveira: “Seja o nosso rei.”. 9- E a oliveira respondeu: “Para governar vocês, eu teria de parar de dar o meu azeite, usado para honrar os deuses e os seres humanos.”. 10- – Aí as árvores pediram à figueira: “Venha ser o nosso rei.”. 11- Mas a figueira respondeu: “Para governar vocês, eu teria de parar de dar os meus figos tão doces.”. 12- – Então as árvores disseram à parreira: “Venha ser o nosso rei.”. 13- Mas a parreira respondeu: “Para governar vocês, eu teria de parar de dar o meu vinho, que alegra os deuses e os seres humanos.”. 14- – Aí todas as árvores pediram ao espinheiro: “Venha ser o nosso rei.”. 15- E o espinheiro respondeu: “Se vocês querem mesmo me fazer o seu rei, venham e fiquem debaixo da minha sombra. Se vocês não fizerem isso, sairá fogo do espinheiro e queimará os cedros do Líbano.”.
Esta pequena alegoria se utiliza da ficção para nos mostrar uma realidade. É uma lição de sabedoria que nos levar a refletir sobre nossas atitudes e omissões individuais e coletivas.
O Brasil adentrou o ano de 2023 coberto pelo “espírito da vingança” em diversos setores da sociedade. Não se sabe por quanto tempo esta situação perdurará no país. Para alguns, a situação atual não tem nada a ver com “espírito de vingança”; pelo contrário, o que está havendo é “justiça” e todos os “algozes” deverão pagar caro pela turbação que promoveram no sistema.
Para outros, o ano de 2023 é fruto da “omissão generalizada dos bons”. Veja o que aconteceu na parábola citada acima. A oliveira, a figueira e a parreira não se dispuseram a cuidar do coletivo. Optaram em cuidar apenas e tão somente de seus interesses pessoais. Assim podemos cogitar que está a situação atual do Brasil. Perplexo, apenas observa que a cada dia as coisas estão, aos poucos, pegando fogo. Todo incêndio incontrolável começa aos poucos, em pequenos focos.
O espinheiro, na citação inicial, se posicionou. Diz o versículo 15: “E o espinheiro respondeu: “Se vocês querem mesmo me fazer o seu rei, venham e fiquem debaixo da minha sombra. Se vocês não fizerem isso, sairá fogo do espinheiro e queimará os cedros do Líbano.”.
A omissão é mil vezes mais deletéria que a ação.
2. Nota de pesar. A Família do Pastor Besaliel Rodrigues, 2º Vice-presidente da Convenção de Pastores Ufiadap e Ouvidor Geral da Igreja AD – A Pioneira do Amapá está de luto, pois faleceu em Macapá/AP o seu tio Presbítero Kerginaldo Soares de Oliveira (*25.02.1947 – +15.05.2023), irmão mais velho de sua mãe Pastora Maria Soares. O corpo foi velado na Assembleia de Deus – A Pioneira – Congregação Vale dos Milagres, pastoreada pelo Casal de pastores Eraldo de Lima e Claudia Pantoja, cujo templo é localizado na Av. Paulo do Espírito Santo, n° 2642, Bairro Jardim II, Zona Norte, Macapá/AP. O sepultamento aconteceu no Cemitério São Francisco, o maior da Capital do Estado do Amapá. O Presbítero Kerginaldo deixa viúva Marta Oliveira e filhos e netos residentes nos estados do Pará e do Amapá.
3. A realidade da representação fraca do Amapá em Brasília. “O Amapá nunca teve tanta força em Brasília como agora”. Foi uma das frases mais repetidas nos últimos meses no Estado, já que um senador é o maior líder do governo no Congresso, outro preside a mais importante Comissão do Senado, tem um ministro de Estado e o atual governador é aliado do governo Federal, sem contar com os demais componentes da Bancada Federal. No entanto, quando mais o amapaense precisou dessa dita “força”, para destravar a exploração do petróleo na costa do Amapá, ela não funcionou. Fonte: pontodepauta.com.br/noticia.
4. A principal missão da Igreja no planeta. Evangelismo e missões. Estas são as duas principais missões da Igreja na Terra. Diz Mateus 28.19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações…” e Marcos 16.15: “… Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”. A Igreja deve zelar de seu foco principal: Investir na evangelização de sua rua, de seu bairro, de sua região, de sua cidade, de seu estado, de seu país e do mundo inteiro (internet). As lideranças eclesiásticas que negligenciarem estas ordenanças passarão por sérias dificuldades!
DESTAQUES DA SEMANA
1- Represália. O “espírito de injustiça” manifesta o nefasto sentimento de represália da natureza humana.
2- Luto. Presbítero Kerginaldo Soares de Oliveira passou para a eternidade e descansa no Senhor.
3- Oração. Não existe outra “ferramenta” mais poderosa para vencer obstáculos na vida.
LIDERANÇAS
Livro da semana nº 21: Didaquê – A doutrina dos apóstolos. Autor: D. F. Izidro. Editora: Os Semeadores, Brasília/DF, 2023, Site: www.ossemeadores.com.br.
A Editora brasileira Os Semeadores acaba de lançar a Obra “Didaquê, a doutrina dos apóstolos”, uma das principais obras do cristianismo mundial, para o mercado literário teológico da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que abrange dez nações lusófonas em todo o mundo.
A “Didaquê, a doutrina dos apóstolos” é a Constituição e Catecismo da Igreja Primitiva. A Editora Os Semeadores publica uma edição bilíngue grego-português, disponibilizando a presente Obra a toda a comunidade de língua portuguesa internacional, o quinto principal idioma do Mundo.
Para o CEO da Editora Dr. Daniel Deusdete e para o presidente do Conselho Editorial da Semeadores Dr. Besaliel Rodrigues, este projeto foi de pronto abraçado pela empresa devido sua extrema relevância espiritual, histórica e teológica para a Igreja. É um marco para a literatura teológica da humanidade.
ESPECIAL
Utilidade Pública: Dica 021. Informações gerais sobre o mundo gospel. Onde encontrar notícias evangélicas de modo geral? Como ficar sabendo das informações gospel do dia a dia? Existem diversos canais de informações disponíveis para você. Veja dois exemplos:
1. Coluna Tribuna Cristã, publicada aos domingos, no Jornal A Gazeta do Amapá, um dois maiores jornais do Estado. Neste veículo de comunicação você fique inteirado sobre muita coisa. Trata-se de uma verdadeira revista semanal de notícias do protestantismo amapaense;
2. Blog https://besalielrodrigues.blogspot.com. O Pastor Besaliel Rodrigues é (i) 2º Vice-Presidente da Convenção de Pastores Ufiadap, (ii) 2º Vice-Presidente da Academia de Letras Evangélica Amapaense, (iii) Ouvidor-Geral da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, (iv) Presidente da Comissão de Juristas Evangélicos da OAB/AP, (v) Professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá etc. Todas estas funções proporcionam noticiar diversos fatos de interesse da coletividade cristã. Zap (96) 99123-5663.
REFLEXÃO
Tema: Sobre a Santa Ceia – 1ª Coríntios, capítulo 11.23-30:
Diz a Bíblia, em 1ª Co 11.23-34 – NTLH: “23- Porque eu recebi do Senhor este ensinamento que passei para vocês: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão 24- e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e disse: ‘Isto é o meu corpo, que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim.’ 25- Assim também, depois do jantar, ele pegou o cálice e disse: ‘Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue. Cada vez que vocês beberem deste cálice, façam isso em memória de mim.’ 26- De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha. 27- Por isso aquele que comer do pão do Senhor ou beber do seu cálice de modo que ofenda a honra do Senhor estará pecando contra o corpo e o sangue do Senhor. 28- Portanto, que cada um examine a sua consciência e então coma do pão e beba do cálice. 29- Pois, a pessoa que comer do pão ou beber do cálice sem reconhecer que se trata do corpo do Senhor, estará sendo julgada ao comer e beber para o seu próprio castigo.”.
FICA A DICA
NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedorísticas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.
Dicas com a letra “T”: Transporte. Esta dica possui diversos aspectos. A pessoa pode trabalhar com transporte escolar, transporte (frete) de mudanças, cargas, encomendas, transporte alternativo, de aplicativo etc.
Ester transporte ainda pode ser feito por meio de carros de mão, bicicletas, motos, veículos pequenos, médios, picapes, kombis, vans e caminhões. Os locais: Centros comerciais, feiras, portos, rodoviárias etc. Basta a pessoa ter disposição para trabalhar e ganhar seu dinheiro extra. Obs.: Existem vários aplicativos na internet que ajudam a encontrar os clientes que necessitam deste tipo de serviço.
Para que as pessoas saibam e comprem/contrate você, divulgue em seus grupos do Zap, Telegram, no Facebook, Instagram, Google Ads etc. Tenha atitude e veja que as portas se abrirão para você.