EVENTO: Aconteceu ontem, sábado, 07 de janeiro de 2023, às 19 horas, no Salão Nobre do Templo Central da Assembleia de Deus – Igreja do Avivamento, localizado na Av. Cora de Carvalho, nº 1628, Bairro Central de Macapá/AP, o lançamento da Obra literária intitulada “A gratidão tem mente curta”, de autoria do Literato e Reverendo Pastor Ezer Belo das Chagas, 1º Vice-Presidente da ALEA – Academia de Letras Evangélica Amapaense e Presidente da citada Agremiação Evangélica. O referido evento foi bastante concorrido.
PARTICIPANTES: O Pastor Oton Miranda de Alencar, Presidente da ALEA, convocou todos os integrantes da Academia para, com seus fardões oficiais de gala, abrilhantarem aquele Conclave Cultural. Familiares e amigos do Pastor Ezer Belo, assim como autoridades públicas, integrantes da Faculdade Fatech e da membresia ligados à Entidade religiosa anfitriã, também ilustraram o evento literário que repercutiu em todo o Estado do Amapá.
BIOGRAFIA: O Reverendo Pastor Ezer Belo é um brasileiro cosmopolita e poliglota, natural do município marajoara de Afuá/PA, nascido em 12 de março de 1942. Filho de Raimundo Belo das Chagas com Erminia Franquelin dos Santos. Casado com a Pastora Maria Inês Rezende das Chagas, com quem tem quatro filhos: Jeser, Jesana, Joezer e Jesinez, os quais já lhe deram mais de 10 (dez) netos.
Aos 14 (catorze) anos de idade, em 21 de dezembro de 1957, foi batizado nas águas. Tornou-se fervoroso membro da igreja e corajoso arauto na Obra de evangelismo nacional e missões internacionais.
Aos 16 (dezesseis) anos de idade Ezer resolve deixar a casa dos pais e construir sua própria história. Não sabia, mas era um escolhido de Deus saindo do meio da multidão, e do anonimato, para fazer a diferença e brilhar como joia preciosa nas mãos do Senhor.
Na década de 1960 era um dos jovens mais destemidos da Assembleia de Deus do Amapá. O presidente da Igreja, na época, o Pastor Otoniel Alves de Alencar, de saudosa memória, percebeu a liderança daquele jovem e o convocou para ser o 1º líder de Jovens assembleianos da história da igreja evangélica em terras tucuju (sic).
Daí em diante, Ezer passou a exercer diversos cargos eclesiásticos de confiança. O povo testemunhou a formação e ascensão de um verdadeiro sacerdote levantado por Deus para promover o reino dos céus na terra.
Foi exatamente em 21 de agosto de 1968 que o Pastor Otoniel Alves de Alencar separou e consagrou Ezer Belo das Chagas ao santo ministério pastoral. Daí em diante mais nobre se tornou a carreira ministerial daquele jovem obreiro.
Depois de algum tempo, passou a servir ao Senhor na Assembleia de Deus no vizinho Estado do Pará. Em 1975, por decisão da Igreja-Mãe, em Belém, Ezer é enviado, com a família, como missionário internacional para a República da Colômbia. Passou cinco anos naquele país, de 1975 a 1980. Lá Deus muito o prosperou e chegou a ser Presidente Convencional do Distrito do Ocidente colombiano, região formada por dez departamentos, estados-membros como chamamos no Brasil.
A carreira internacional de Ezer Belo o fez visitar e pregar em diversas nações, em vários continentes, dentre elas: Portugal e Itália (Europa), Venezuela (América do Sul), Israel (Ásia), Estados Unidos (América do Norte), Egito (África), dentre outras.
Ao voltar do campo missionário, o Pastor Ezer assumiu a presidência da Assembleia de Deus – Igreja do Avivamento, em Macapá/AP, mais precisamente em 1º de julho de 1980, às 20 horas, como costuma dizer. Já se vão mais de quatro décadas à frente de um dos maiores e mais sólidos ministérios assembleianos do Estado do Amapá.
Outros fatos marcantes desta trajetória ministerial vitoriosa do Pastor Ezer, juntamente com sua família:
1- É o radialista evangélico mais longevo da história do Amapá. Desde 1967 é apresentador do programa de rádio “O Som do Evangelho”. Manteve sempre este nome. É um dos programas radiofônicos mais ouvidos do Estado e da região marajoara amazônica;
2- É escritor. Já publicou dezenas de artigos de cunho teológico. É autor do livro intitulado “De cada coisa um pouco” e, agora, do “A gratidão tem mente curta”;
3- É o fundador da Fatech – Faculdade de Teologia e Ciências Humanas, a 2ª Faculdade de Teologia a ser reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC na região amazônica, que passou a funcionar a partir de 2002. Antes a Fatech era chamada de Itadap e somente ministrava cursos livres de Teologia. Hoje a Fatech tem vários cursos de graduação e de pós-graduação teológica e secular;
4- É membro imortal da Academia de Letras Evangélica Amapaense – ALEA, ocupando a Cadeira nº 02, sendo atualmente o 1º Vice-Presidente da referida Confraria;
5- Foi o 1º Presidente estadual da CADB/AP – Convenção da Assembleia de Deus no Brasil – Seccional Amapá, representação da Convenção Nacional da Igreja-Mãe no Brasil, fundada por Daniel Berg e Gunnar Vingren;
6- A Câmara de Vereadores da Capital do Estado do Amapá o concedeu, há alguns anos, o título de Cidadão Macapaense, pelos relevantes serviços prestados à sociedade em geral.
Enfim, este é um resumo apertadíssimo da vida deste nobre Ministro do Senhor. Louvemos a Deus e, juntos, nos alegremos pelo lançamento de mais esta Obra fabulosa. Parabéns Pastor Ezer.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Pastor Ezer Belo das Chagas e esposa Pastora Maria Inês Rezende, unidos por um amor maior.
2- Livro “A gratidão tem mente curta” de autoria do Literato Membro da Academia de Letras Ezer Belo.
3- Pastor Oton Alencar, Presidente da Academia de Letras ALEA, honrando o Escritor Ezer Belo.
LIDERANÇAS
Livro da semana nº 02: Por que a igreja pentecostal cresce. Belém/PA: Publicação Independente, 1979, 53p.
Trata-se de um Clássico da literatura evangélica que desvenda os principais fatores que levaram o Brasil a se tornar um dos países mais evangélicos do Mundo. O autor do livro é o Reverendo Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues que, se vivo, estaria fazendo exatamente hoje 76 anos de idade. Faleceu há 25 anos, em 1998.
O Pastor Lourenço Rodrigues foi casado com a Pastora Maria Soares, com quem teve os filhos Besaliel Rodrigues, Bezaisilas, Ana Kelly e Lourenço Filho. Além de pastor, foi compositor, radialista, teólogo, missionário e profícuo escritor, autor de diversos livros: 1- Doutrinas da fé cristã; 2- A origem das raças; 3- A besta e o nº 666; 4- Numerologia cristã; 5- Missões na igreja primitiva, dentre outros.
O Pastor Lourenço, como era chamado, foi um dos pioneiros da Assembleia de Deus da Região Norte do Brasil. No Estado do Pará, na década de 1970, pastoreou igrejas nas seguintes localidades: Jacarecapá, Monte Alegre, Belterra, Baião, Afuá, Marapanim e Vigia. Na década de 1980, foi missionário na África.
ESPECIAL
NEWS: Empreendedorismo. Atenção os que estão desempregados, precisando de estratégias para angariar recursos financeiros, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedoristas. Vejam aqui ideias de como ganhar dinheiro extra. Vamos divulgar uma lista de sugestões em ordem alfabética.
Dicas com a letra “A”: 1. Acessórios diversos (venda de gravatas, lenços, abotoaduras, porta cédulas, botons, broches etc.); 2. Acompanhante de pessoas vulneráveis (idosos, deficientes, enfermos etc.); 3. Água (venda em sacolinhas, garrafinhas, garrafões); 4. Aluguel (datashow, quarto-suite, carro etc.); 5. Aulas online (reforço, música, inglês, informática etc.); 6. Artesanatos (venda de brindes, lembrancinhas, suvenis etc.).
Analise qual dessas ideias se encaixa melhor a você, qual você tem disposição de por em prática. São situações que exigem baixo investimento, pois você mesmo pode fazer, organizar, vender de forma livre. Ainda, para que as pessoas saibam e comprem de você, divulgue em seus grupos do Zap, Telegram, no Facebook, Instagram etc. Tome atitude e veja que depois de você agir, outras portas se abrirão em sua vida. Até a próxima.
REFLEXÃO
Tema: O princípio da Obediência.
Diz a Bíblia, em 1 Samuel 15.22: “Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”.
A obediência é o primeiro de todos os princípios estabelecidos por Deus. Lá no Jardim do Éden Ele advertiu: O dia em que desobedeceres, morrerás (paráfrase).
A obediência é um teste à nossa fidelidade. Muitos dizem ser fiéis a Deus, mas não obedecem, não honram; por via de consequência, não conseguem frutificar na vida. Mas, todo obediente é frutífero.
Em todas as áreas da vida este princípio deve ser observado, mormente na esfera familiar, quando os filhos devem sempre obedecer aos seus pais.
Seja inteligente e zele por sua vida, por sua carreira etc. Obedeça sempre. Nunca quebre este princípio estabelecido por Deus e você inevitavelmente será bem-sucedido na face da Terra.
FICA A DICA
Direito & Cidadania: Dica 002. Isentos de pagar passagens em (ônibus) transportes públicos municipais e intermunicipais. Atenção, divulgue para as pessoas interessadas. Veja a lista das pessoas que não pagam passagens em transporte coletivo. No Estado do Amapá, a Constituição Estadual diz em seus arts. 223 e 224.
Art. 223. São isentos de pagamentos de tarifas nos transportes coletivos urbanos, rodoviários e aquaviários municipais e intermunicipais: I – criança até seis anos de idade; II – idosos a partir de sessenta anos; III – pessoas portadoras de deficiência física, auditiva, visual, mental e múltipla, devidamente reconhecidos e cadastrados pelo órgão governamental competente, na forma da lei; IV – carteiros, vigilantes, policiais civis, policiais penais, policiais militares e bombeiro militar em serviço e devidamente uniformizados; V – doadores de sangue regulares devidamente cadastrados no órgão competente do Estado.
Art. 224. O Estado garantirá o direito à meia passagem ao estudante de qualquer nível, nos transportes coletivos urbanos, rodoviários e aquaviários, municipais e intermunicipais, mediante lei.