O Reverendo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, novo presidente geral da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira promoveu, na tarde do último dia 03 de dezembro de 2022, sua histórica 1ª Reunião Geral Ministerial, agora como líder geral efetivo da citada Agremiação Religiosa. O evento aconteceu no plenário administrativo do Templo Sede Estadual, localizado na Rua Tiradentes, nº 532, Centro de Macapá, Capital do Estado do Amapá.
Fizeram-se presentes membros da Mesa Diretora e diversos integrantes do Ministério. A oração inicial e os louvores foram feitos pelo Pastor Benedito Brito Rodrigues e a leitura da Palavra de Deus, em Eclesiastes 11:1-6, pela Pastora Ester Farias da Silva. A mensagem ministrada pelo novo Pastor Iaci Pelaes foi embasada em Josué 3.1-3, com o tema: “Conquistando a Terra Prometida”.
A pauta principal apresentada pelo novo presidente foi sobre a realização de um diagnóstico geral da situação atual da Instituição a qual passa a presidir. O Pastor Iaci falou da necessidade da criação de algumas Comissões que farão o levantamento de dados e de informações diversas das atividades da Igreja, pois precisa conhecer melhor os aspectos espirituais da membresia atual e também o corpo ministerial da denominação, como também os aspectos materiais referentes ao acervo patrimonial, litúrgico, financeiro, logístico etc da Entidade Religiosa.
Assim, na oportunidade, definiu 12 (doze) Comissões e as respectivas lideranças componentes:
01) Comissão de Identidade Visual: pastor Kleyzer Bruce;
02) Comissão de Comunicação: Pastor Júnior Duarte, Missionária Mara Castro e a pastora Ester Farias da Silva;
03) Comissão de Levantamento de Rol de Membros e Dizimistas Fiéis: pastor João Ricardo, pastora Crisleide Monteiro, pastor Oberdan Nunes e Israel Leno;
04) Comissão de Levantamento Ministerial: pastor Jean Quadros;
05) Comissão da Festa dos 106 anos e Ações Conexas: pastor Rodrigo Lima Júnior;
06) Comissão de Festejos dos 106 Anos: pastor Heraldo Costa;
07) Comissão da Feira do Empreendedor Gospel: diácono Solângelo Fonsêca;
08) Comissão de Mobilização dos Campos Regionais: pastores João Ricardo e Francisco Landin;
09) Comitê de Relacionamento Institucional: pastor Miguel Roberto e o pastor Heraldo Costa;
10) Comissão de Levantamento Patrimonial (imóveis): pastor Luis Eduardo, pastor Eliniel Alencar e o pastor Valmiro Ubaiara;
11) Comissão de Acervo Mobiliário (móveis): pastor Jean Quadros, pastor Leônidas Viegas e diácono Mário Fernando;
12) Comissão Parlamentar: pastores Jorielson Nascimento, Anab Sandre e Flábio Sena.
Informou que as Comissões terão prazo de 60 (sessenta) dias para apresentarem seus relatórios, os quais serão consolidados para serem apresentados resumidamente à Igreja no Culto Administrativo Anual, que acontece todo mês de fevereiro de cada ano.
Como é de conhecimento geral da sociedade, a Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira é a mais antiga e maior igreja evangélica do Estado do Amapá, fundada há 105 (cento e cinco) anos. Foi a 1ª pessoa jurídica registrada no 1º Cartório (Jucá) em terras tucuju.
A AD – A Pioneira possui uma membresia geral em torno de trinta mil pessoas (membros e congregados), quase 160 (cento e sessenta) filiais na Capital e mais de 40 (quarenta) sucursais nos municípios do interior, em outros estados da Federação e fora do país, todos perfazendo um patrimônio material (móveis e imóveis) estimado em quase cem milhões de reais.
Também possui outras pessoas jurídicas eclesiásticas que orbitam em torno de si, tais como a Sociedade Beneficente O Bom Samaritano, Seminário Teológico SETAD, Academia de Letras, Escola Kadosh, Convenção UFIADAP, Associações de Advogados, de Afrodescendentes Evangélicos etc.
A expectativa de todos é a de que a nova gestão que chega possa promover um grande realinhamento administrativo e estratégico em todas as “redes” de atuação da Instituição, nas áreas da educação cristã, comunicação e mídia, infraestrutura eclesiástica, sistema ministerial etc.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Pastor Iaci Pelaes, Presidente da AD – A Pioneira, promove sua histórica 1ª Reunião Ministerial.
2- Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, a PJ – Pessoa Jurídica Nº 001 do Estado do Amapá.
3- Chegou o fim do ano. Vamos, agora, começar a planejar nossas metas e objetivos para 2023.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Jair Messias Bolsonaro. O 38º Presidente da história da República Federativa do Brasil, cujo atual mandato conclui-se no próximo dia 31 de dezembro de 2022. Filho de Percy Geraldo e Olinda Bonturi, nasceu no dia 21 de março de 1955, no município de Glicério, Estado de São Paulo. Casado com Michelle Bolsonaro desde 2007, com a qual tem uma filha Laura Bolsonaro.
Jair Bolsonaro tem o nome em homenagem a um jogador da seleção brasileira de futebol. Quando jovem, migrou para o Estado do Rio de Janeiro, onde fez carreira militar. Depois, ingressou na carreira política, elegendo-se vereador. Dois anos depois se elegeu deputado federal, por sete mandatos consecutivos e, em seguida (2018), elegeu-se Presidente do Brasil, tomando posse no dia 1º de janeiro de 2019.
Possuidor de um perfil popular carismático e institucional austero, governou combatendo a corrupção, o clientelismo e a política do “toma-lá-dá-cá”, o que gerou o levante de ferozes inimigos nas searas da política, da mídia e institucional. Já é considerado um dos melhores presidentes da história do Brasil.
ESPECIAL
NEWS: 1. O Melhor Livro do Ano: A Editora Os Semeadores (DF) está lançando o livro “Teologia Sistemática: Uma exposição luso-brasileira”. Trata-se de uma Obra espetacular, excelente para se dar de presente neste fim de ano, ou presentear alguém próximo que mereça. O exemplar pode ser adquirido on line de qualquer parte do Brasil e a entrega é em domicílio. O produto está em promoção. Aproveite! Consulte o Site www.ossemeadores.com.br; 2. Assista e compartilhe o “Açaí com Notícias” no YouTube: Vídeos postados no YouTube e outras redes sociais, apresentados pelo Dr. Besaliel Rodrigues, por meio dos quais comenta as principais notícias publicadas nos jornais, revistas e redes sociais do Brasil sobre política, religião, economia, cultura etc. Contatos pelo Zap (96) 9110-5167; 3. Marketplace: A Editora Os Semeadores disponibiliza em suas plataformas digitais, a Obra literária do Dr. Besaliel, a “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”. Agora é só clicar https://www.ossemeadores.com.br/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-biblia e adquirir o seu exemplar; 4. Nosso E-mail: [email protected].
REFLEXÃO
Tema: Balanço 2022 e planejamento 2023 – parte I.
Chegamos ao final de mais um ano. Então, chegou a hora de fazermos uma avaliação geral do que foi 2022 em nossas vidas e refletirmos como poderá ser o nosso próximo ano de 2023.
Sobre o passado, diz a Bíblia em Lamentações 3.21-24: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.”. Então, neste momento de análise do ano que se passou, devemos evitar supervalorizar o que não deu certo. A Bíblia recomenda priorizarmos o lado positivo de tudo. Assim, alegre-se com a lembrança de todas as vitórias conquistadas e busque enxergar o lado bom do que não deu certo. Exemplo: i. Ficou enfermo, mas não morreu; ii. Fez dívidas desnecessárias, mas aprendeu a ficar mais atento às finanças pessoais; iii. Não progrediu no emprego, mas percebeu que precisa melhorar; etc. Enfim, mesmos nos prejuízos, veja que pontos positivos você pode somar para o Novo Ano. Continuaremos na próxima oportunidade.
FICA A DICA
Legislação para líderes eclesiásticos: Dica 059. Direitos fundamentais e a Bíblia: CF, art. 5º, incisos XXX – Direito de herança II: Números 27.1-11 (restante): “… E não deixou filhos rapazes. Por que razão haveria de desaparecer o nome dele, só porque não deixou herdeiros do sexo masculino? Por isso sentimos que devíamos também receber uma terra tal como os outros membros da nossa família.”. Moisés trouxe o caso até à presença do Senhor. A resposta de Jeová foi esta: “As filhas de Zelofeade têm razão. Dá-¬lhes também uma parte, na repartição das terras, tal como é dada aos seus tios. Ficarão pois com a parte que teria sido dada ao pai, se ainda vivesse. E isto passará a ser uma lei no vosso meio, que, se um homem morrer sem descendentes do sexo masculino, então a sua herança passará às filhas. E se não tiver tido filhas, serão os seus irmãos a herdar. Se por acaso até tiver sido filho único herdarão os tios dele. E se ainda isto não puder ser, passará a herança para o parente mais próximo.”. Vejam a importância de termos atitude e determinação. Mesmo vivendo numa cultura eminentemente machista, estas mulheres alcançaram a vitória. Continua na próxima oportunidade.