Dois homens foram presos de forma preventiva pela Polícia Federal (PF) no Amapá na última sexta-feira (22), por suspeita de aliciamento de menores indígenas no município de Oiapoque.
A ação fez parte da Operação Arapuca, que visa esclarecer sobre atuação de indivíduos suspeitos de diversos crimes na região no extremo norte do Amapá, como tráfico de drogas, tráfico de pessoas, associação para o tráfico e favorecimento à prostituição.
Segundo a PF, as práticas de exploração sexual de menores ocorriam em um hotel da cidade e sob ameaças. Uma mulher, também indígena, teria ficado em cárcere privado dentro do local.
“A investigação se iniciou em razão de uma denúncia de uma pessoa que informou que havia uma pessoa que estava pegando meninas indígenas em frente as escolas e oferecendo a essas meninas a prostituição para pescadores”, informou a delegada Vanessa Varela.
Contra um dos indivíduos recaem indícios de que ele trafica drogas naquele município e estaria em conluio com pelo menos mais outro homem para praticar as ações criminosas e intimidar os moradores locais, para que não fizessem denúncias à polícia.
Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça estadual.

