A Polícia Federal no Amapá deflagrou na manhã desta terça-feira (21) a Operação Communicare, para reprimir os crimes de armazenamento e compartilhamento de conteúdo envolvendo abuso de crianças e adolescentes.
A investigação identificou que um indivíduo teria compartilhado no aplicativo de mensagens, ao menos, quatro arquivos de cenas de abuso sexual envolvendo criança e adolescente. Com as buscas, a PF verificará se há mais arquivos de imagens armazenadas, bem como se houve o compartilhamento com outras pessoas e se há outros envolvidos no esquema criminoso.
O objetivo da PF é também identificar as vítimas e providenciar o devido encaminhamento para as autoridades competentes. Os investigados poderão responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material contendo abuso sexual infantojuvenil. Em caso de condenação, a pena pode chegar a 12 anos de reclusão e multa.
A ação vem ao encontro do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, estabelecido na data de 18 de maio.