Que o cão é o melhor amigo do homem, você com certeza já ouviu falar, mas no caso dos cães da Polícia Militar do Amapá, a expressão ganha mais força pela atuação junto à sociedade. Nesta quinta-feira, 23, eles participaram de uma demonstração no Comando Geral.
No combate ao crime ou nas interações especiais com o público, os cinco cães policiais que atualmente integram o Canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope), estão sempre preparados para aturem quando forem solicitados.
“Eles são bem cuidados e preparados diariamente para garantir a sociedade amapaense um serviço de qualidade, sempre que forem utilizados. Cada cão tem sua especialidade”, destaca o capitão Medeiros, coordenador do Canil.
Zeus e Dick, da raça pastor belga, e o pastor alemão, Thimoty, são especialistas no faro, preparados para encontrar qualquer tipo de entorpecente ou explosivos. Todos são acionados em operações contra o tráfico de drogas e em áreas de difícil acesso.
A pastor belga Uyla, atua na guarda e proteção, e se necessário em ataques direcionados. Nomalmente as atuações acontecem em momentos de crise, buscas de criminosos e na vigília de presos ou detidos.
Já o Gold, tem uma função social, com treinamento especializado para apresentações. Da raça labrador, o cão participa de interações com o público em geral durante visitas monitoradas ao Canil e no acolhimento de crianças e adolescentes com necessidades especiais.

