Utilizando uma embarcação (voadeira), o Delegado Erivelton Clemente e sua equipe, navegaram até a foz do Rio Jari, diligenciando em diversas comunidades, vilas e no Distrito de Jarilândia.
Durante a operação, foram apreendidas: duas motosserras, utilizadas na derrubada de vegetação nativa; aproximadamente 2,5 tonelada de pescados de diversos; 1200 metros quadrados de rede de pesca modelo pulsá; uma embarcação oriunda da cidade de Abaetetuba/PA. Ao todo, 16 pessoas foram conduzidas à Delegacia, que resultou na prisão de duas delas, o proprietário da embarcação e o dono da rede de pesca. Eles foram presos em flagrante por pescarem em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente. As outras 14 pessoas tinham sido contratadas pelos dois homens presos e foram liberadas.
A rede de pesca apreendida (proibida por ser de malha muito pequena e afetar a procriação das espécies) será encaminhada para perícia técnica na Politec e todo o pescado, por se tratar de item altamente perecível, será doado à população de Vitória do Jari, por meio do Conselho Regional de Assistência Social (CREAS).
“Realizamos essa operação durante cerca de trinta horas ininterruptas devido a grande extensão do município de Vitória do Jari. A Polícia Judiciária não mede esforços para combater a criminalidade e pedimos que a população denuncie através do disque-denúncia (96) 99154-4989”, destacou o Delegado.