Na manhã dessa quinta-feira (4), a Polícia Civil do Amapá,por meio da Divisão Especial de Combate à Corupção (DECOR), deflagrou OPERAÇÃO GRADUATIO,cerca de 70 policiais síram as ruas com objetivo de cumprir 3 mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão contra empresas e servidores publicos suspeitos de participação na organização criminosa no município de Macapá.
A ação policial é oriunda da investigação de um grupo criminoso instalado na Universidade Estadual do Amapá(UEAP),responsável por falsificações de diplomas , registros de diplomas irregular e se desvio de taxas cobradas pela instituição. A investigação aponta que o grupo criminoso lucrou mais de R$ 15 milhões em 7 anos. Além disso, o grupo investigado é responsável pela criação de várias instituições privadas de ensino com o objetivo angariar pessoas interessadas na compra de diplomas falsos.
Em nota, a Ueap declarou que comunicou as autoridades de segurança sobre o suposto esquema e ressaltou o apoio à operação “Graduatio” para possíveis novas solicitações de documentos e fiscalizações na universidade.
“Os fatos em apuração, em tese criminosos, foram comunicados à Polícia Civil, ao Ministério Público Estadual e ao Ministérios Público Federal pela própria Ueap, tudo devidamente documentado, ensejando o início das investigações”, informou o documento.

