No evento, explica a delegada Socorro Bezerra, diretora da DAS, a Delegacia-Geral vai receber a médica cardiologista Maria Adelina Roque Teixeira de Oliveira que irá ministrar uma palestra sobre a doença. Ainda, durante o evento, a DAS irá promover os seguintes serviços de saúde: Testes de glicose e glicemia; verificação de colesterol e aferição da Pressão Arterial.
A data é muito importante para alertar os servidores da Polícia Civil de que é fundamental a conscientização sobre os cuidados básicos com a saúde para evitar a Hipertensão Arterial.
Estima-se que 25,7% da população brasileira é hipertensa, segundo pesquisa publicada pelo Ministério da Saúde, em 2016, realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
Entre os principais fatores que podem levar à Hipertensão Arterial estão os seguintes: o sobrepeso, o Sedentarismo (deixar de praticar exercícios físicos) e o Tabagismo (dependência química do cigarro e derivados). O consumo excessivo de sal na alimentação também pode levar à doença, pois aumenta os riscos de complicações cardiovasculares.
OUTRAS CAMPANHAS
A ação de prevenção e combate à Hipertensão Arterial faz parte de uma série de ações voltadas à saúde do policial civil e demais servidores da Polícia Civil realizadas pela DAS. Desde o início deste ano, a Polícia Civil tem promovido o projeto DAS Itinerante que tem como objetivo levar os atendimentos de saúde para o local de trabalho dos policiais civis e servidores administrativos.
Entre os serviços ofertados estão medição de pressão arterial e testes de glicose e glicemia. Além desses atendimentos, a DAS também está levando vacinação às Delegacias de Polícia Civil. Segundo a delegada Socorro Bezerra, a DAS vai promover, no próximo dia 7 de maio, na Delegacia-Geral, uma campanha de vacinação contra a gripe Influenza voltada para policiais civis e demais servidores. Ao todo, 250 doses da vacina serão oferecidas.