Desde o dia 12 de junho, 338 ônibus do sistema municipal de transporte público foram vandalizados na cidade de São Paulo. Só na segunda-feira (7), 59 veículos foram alvos de ataques, e na terça-feira (8) o número contabilizado foi de oito ônibus.
Os dados são da SPTrans, que reforçou a orientação para que as concessionárias comuniquem imediatamente todos os casos à Central de Operações.
Além disso, de acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), até a última segunda-feira (7) foram registrados 241 casos de vandalismo em ônibus que operam nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.
Portanto, a soma chega ao total de 579 veículos atacados no estado de São Paulo.
Prisões
No último sábado (5), dois homens foram presos em flagrante após danificarem coletivos em Pirituba e Santo Amaro, nas zonas Oeste e Sul, respectivamente, segundo nota da SSP (Secretaria de Segurança Pública).
No domingo (6) a Polícia Civil prendeu um homem suspeito de um ataque a ônibus que deixou uma passageira ferida após ser atingida com uma pedrada no rosto no dia 27 de junho.
A SSP informou que a pedrada deixou a mulher com múltiplas fraturas em ossos da face, além dela ter corrido risco de vida. O homem foi identificado e preso pela Polícia Civil em cumprimento a um mandado de prisão.
Operação Impacto
A Polícia Militar deflagrou, na quinta-feira (3) a Operação Impacto – Proteção a Coletivos, que mobilizou cerca de 7,8 mil policiais e 3,6 mil viaturas em todo o estado, com o objetivo de garantir a segurança de passageiros e funcionários do transporte público.
A operação segue até 31 de julho e conta com o apoio da Polícia Civil e da inteligência do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais).
Fonte: CNN Brasil