Uma mulher de 38 anos foi presa em flagrante por maus-tratos à pessoa idosa em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (2).
Segundo a DPPGV (Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa e Grupos Vulneráveis), equipes foram ao endereço para realizar uma verificação. Contudo, ao chegar no local, não foram atendidas.
Para acessar a instituição, os policiais precisaram pular uma grade. No interior, foram encontrados 21 idosos com fraldas sujas de urina e fezes, descalços, com pouca roupa e passando frio. Alguns idosos ainda estavam amarrados às camas.
Na ocasião, havia apenas uma cuidadora no local. Além disso, de acordo com a delegada Alexandra Sosa, o local estava com alvará vencido e outras irregularidades.
O asilo foi interditado e os idosos serão encaminhados a outras instituições ou levados por familiares. A suspeita será encaminhada ao presídio e ficará à disposição da Justiça.
A ação da Polícia Civil contou com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o Conselho Municipal do Idoso e a Vigilância Sanitária.
Fonte: CNN Brasil