O prédio alvo de uma ação da Polícia Civil que desmantelou uma “megacentral” de golpes por estelionato, localizado em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, possuía pelo menos sete empresas diferentes, cada uma especializada em um tipo de fraude. Alguns dos golpes eram falsas renegociações de juros em empréstimos consignados, financiamentos bancários e supostos serviços de regularização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A operação, chamada Cavalo Fantasma, foi realizada nessa quinta-feira (31/7). Aproximadamente 50 computadores, celulares e documentos foram apreendidos e ao menos 60 pessoas foram conduzidas à delegacia durante a ação.
Como a “megacentral” de golpes foi descoberta:
- As investigações começaram após a denúncia de uma vítima que relatou ter sido enganada ao contratar, por meio de um aplicativo de mensagens, um falso serviço de assessoria para renovação de carteira de habilitação.
- Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os policiais encontraram a “megacentral” em pleno funcionamento.
- No local, foram localizados quadros com metas financeiras e roteiros de abordagem que orientavam os suspeitos na manipulação das vítimas.
No prédio, os agentes encontraram os “funcionários” praticando o golpe em tempo real contra novas vítimas.
A ação foi realizada por policiais da 2ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco). Segundo a Secretaria da Segurança Pública, há diversos boletins de ocorrência contra os suspeitos em nome de quem as empresas estavam registradas.
Fonte: Metrópoles