A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (13/5) uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada na produção e distribuição de drogas derivadas do nitazeno, um composto químico de altíssimo risco, associado a casos de overdose.
A ação é resultado de uma investigação iniciada após a primeira apreensão de nitazeno no Brasil, feita pela própria PF. A substância é considerada extremamente potente, com efeitos semelhantes aos opioides sintéticos, e seu uso representa grave ameaça à saúde pública, com risco elevado de morte por overdose mesmo em pequenas quantidades. O entorpecente é 40 vezes mais letal que a heroína.
Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, todos em endereços localizados na cidade de São Paulo.
Os alvos são suspeitos de integrar uma rede de tráfico que produzia e distribuía entorpecentes a partir do composto químico, alguns deles com potencial efeito devastador, conforme apontam agências internacionais de controle de substâncias.
De acordo com a PF, os investigados poderão responder, conforme o grau de participação, pelos crimes de tráfico transnacional de drogas e organização criminosa.
Fonte: Metrópoles