Com a presença da comunidade, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, inaugurou neste domingo (25) , a Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos, a maior obra de mobilidade urbana feita no município de Macapá. A estrada interliga a zona norte ao centro da capital, beneficiando cerca de 120 mil pessoas distribuídas em mais de 20 bairros.
“A mobilidade urbana entre as zonas norte, centro e sul precisava ser discutida e após muitas conversas com os nossos engenheiros, definimos que aqui seria uma solução para o trânsito. Com a Via Expressa conseguimos unir e facilitar a vida dos moradores e de quem precisa trabalhar. Hoje é um dia histórico para o nosso município, estamos conseguindo ampliar as rotas de tráfego e assim oferecer segurança e qualidade de vida ao povo”, explica Dr. Furlan.

A nova estrada que tem cerca de 2,5 km de extensão e abriu um novo acesso ao bairro Novo Horizonte. Anteriormente, os moradores precisavam passar por outros dois bairros para chegar até o centro de Macapá, por exemplo. Robson Osório é morador da área há 20 anos e acompanhou toda a evolução da obra. Segundo ele,
“Minha família mora aqui há tanto tempo e nunca tínhamos recebido nenhum tipo de infraestrutura. No início nós fomos avisados sobre a construção da Via Expressa e confesso que ficamos desacreditados, mas agora é realidade. Temos uma via completa com asfalto, sinalização e calçada e estamos agradecidos por isso”, conta.


Obra
O novo acesso dará fluidez ao trânsito pela Rua São Paulo, uma das principais vias de ligação para a zona norte. A obra ainda contará a valorização do arborismo, isso porque uma árvore centenária permanece na via. Além disso, o espaço recebeu a sinalização vertical e horizontal, ciclofaixa, calçada e iluminação. Foram implantados 40 postes com 4 mil metros de cabos, 100 luminárias em LED de 150W, 100 braços de 4 metros, além de 80 estruturas secundárias. Com isso, a Via Expressa se torna uma das obras mais completas da capital.
“Hoje eu parabenizo a equipe da Prefeitura de Macapá que tem trabalhado incansavelmente para entregar as obras com responsabilidade e compromisso com os recursos do município. Estamos dando o nosso melhor para que a população tenha o melhor também”, diz o secretário municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, Cássio Cruz.


O investimento ultrapassa de R$ 16 milhões, com recursos exclusivos do Tesouro Municipal e baseado no programa de Desenvolvimento Econômico e Social (Prodes), que visa a geração de empregos, mobilidade, obras estruturantes, bens e serviços para a cidade.
Homenagem
O nome da via é uma homenagem ao comandante Anníbal Barcellos, que foi oficial da marinha e sempre teve participação ativa na vida pública, militar, civil e política.
Ele era um político carismático e foi designado em março de 1979, pelo presidente da república João Figueiredo, para ser governador do Território Federal do Amapá (TFA).
Manoel Castelo é servidor da Prefeitura de Macapá e trabalhou vários anos com o comandante Barcellos. Ele ainda continua prestando os serviços na instituição e durante a inauguração da Via Expressa, relembrou histórias do antigo chefe do poder executivo. “Ele trabalhou muito pelo povo amapaense e gerou centenas de empregos. Por isso estamos aqui para agradecer ao trabalho que ele fez pelo Amapá”, conta.
Alexandre Barcellos é neto do homenageado e junto dos familiares, participou da cerimônia de entrega da obra. Durante a solenidade, ele falou sobre a felicidade que é lembrar do avô. “Queria parabenizar o prefeito Dr. Furlan sobre essa obra que vai atender a zona norte. Gostaria de agradecer pelo presente que foi dado a nossa família, que é essa homenagem. Nunca esqueceremos”, destaca.


O comandante desenvolveu vários projetos no campo da agropecuária, educação, transporte, obras e saneamento, tendo deixado o TFA com a infraestrutura básica necessária para a transformação em estado. Já em 2004 ele foi eleito vereador de Macapá, com o fim do mandato em 2008, que marcou o encerramento da carreira política. O comandante Anníbal Barcellos faleceu em 14 de agosto de 2011.
Para eternizar essa homenagem, além da estrutura viária foi construído um monumento produzido pelo artista plástico J. Márcio. A escultura com 2,5 metros é feita de ferro e cimento, e levou cerca de um mês para ficar pronta.
