A dois meses das eleições, cinco capitais têm cenários apontando para uma possível definição eleitoral ainda em primeiro turno, segundo dados do agregador de pesquisas Índice CNN. A votação acontece em 6 de outubro.
Os líderes em intenções de votos nesses cidades são todos prefeitos em primeiro mandato e que buscam a reeleição. E, com a exceção de uma capital do Norte, todas as outras são do Nordeste:
- Salvador
- Recife
- São Luís
- Maceió
- Macapá
Salvador
Na capital da Bahia, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) tem 57% das intenções de voto, contra 17% do vice-governador Geraldo Júnior (MDB).
Bruno Reis foi eleito em 2020, após passar quatro anos na vice do então prefeito ACM Neto.
Na ocasião, na esteira da aprovação de ACM Neto, Bruno Reis venceu já em primeiro turno, com 64% dos votos válidos.
Recife
Na capital de Pernambuco, João Campos (PSB) tem 70% das intenções de voto, de acordo com o Índice CNN.
O Recife é comandado pelo PSB desde 2012, em sequência de mandatos iniciada por Geraldo Júlio.
João Campos é filho do ex-governador do estado Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em agosto de 2014, em meio à campanha eleitoral para a Presidência da República.
Capitais de Maranhão e Alagoas
Ainda no Nordeste, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), aparece com 55% das intenções de voto, é outro nome que, se a eleição municipal de 6 de outubro ocorresse hoje, estaria eleito ainda em primeiro turno.
O mesmo acontece com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), com 65% das intenções de voto.
Maior índice
O maior dado de intenção de voto entre os candidatos a prefeito em capitais, segundo o Índice CNN, é o de Furlan (MDB), em Macapá. Com 72% das intenções de voto, ele busca a reeleição.
Com informações da CNN