A Prefeitura de Macapá, em conjunto com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), promoveu uma campanha de coleta de resíduos eletrônicos neste sábado (16). A iniciativa, que ocorreu na Praça Floriano Peixoto, na região central, das 10h às 17h, teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado desse tipo de lixo.
Ação coordenada pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), funcionou no formato de drive-thru, facilitando para os moradores a entrega de seus aparelhos obsoletos.
O evento marcou o início do projeto de recolhimento de lixo eletrônico, desenvolvido pela prefeitura, que visa estabelecer um programa contínuo de coleta e reciclagem. Todo material recolhido será transportado para indústrias especializadas fora do estado, para garantir o reaproveitamento adequado.
O que pode ser descartado:
• Aparelhos de grande porte:
Geladeiras, máquinas de lavar, fogões e etc.
• Eletrodomésticos portáteis:
Liquidificador, ferros de passar, batedeiras e etc.
• Eletroeletrônicos, assessórios de informática e de telecomunicações:
Celulares, notebooks, computadores, impressoras e etc.
• Televisores e equipamentos de áudio e vídeo:
Aparelhos de som, televisões, monitores, câmeras, videogames e etc.
Recolhimento de lixo Eletroeletrônico:
O projeto da Prefeitura de Macapá para o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos irá funcionar dentro do programa Central do Descarta Treco.
O munícipe que desejar fazer o descarte pode entrar em contato pelo número (96) 98125-1151 e informar que seu material é eletroeletrônico.
A central irá fazer o cadastro do munícipe e a demanda ficará em espera para o momento em que a carreta transportadora for disponibilizada pela Abree.
A central entrará em contato com antecedência para informar a chegada da carreta e irá buscar o material na casa do municípe.
Quando a carreta de transporte estiver disponível na cidade, também serão feitas campanhas, divulgadas nas redes sociais da prefeitura, para a população poder levar o material até o local de recolhimento.