Começou a funcionar nesta segunda-feira (10) o Gabinete de Segurança Escolar de Macapá, composto por várias secretarias e órgãos de segurança que buscam manter a tranquilidade nas instituições de ensino do município.
“Vamos entrar, por exemplo, com as palestras preventivas, orientando como o professor deve agir em um momento de crise. O professor a partir de hoje terá a chave de sua sala de aula, para fechar. O botão do pânico também já foi criado, na quinta (6), e agora vamos treinar o pessoal na parte de qualificação e formação para usá-lo. Nossos guardas tam- bém já estão nas escolas e passarão por treinamento para manusear arma de fogo”, disse a comandante da Guarda Civil de Macapá, Joeva Reis.
O reforço na segurança se dará também através do uso de armamento por parte dos guardas que estarão nas escolas.
“As medidas precisam sempre ser preventivas. Então, a partir disso, teremos a presença da Guarda Civil nas escolas e anuncio também a compra de 100 armamentos. Estamos em trâmites para a Guarda receber isso. Eles passarão por todas as etapas necessárias como qualquer pessoa que pre- tende ter arma: avaliação psicotécnica, curso e treina- mento. Nosso investimento inicial é em 100 armas, coldres e munições. Tudo para reforçar a segurança em Ma- capá”, frisou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

