Esta segunda semana de dezembro foi bem concorrida para a Comunidade Cristã evangélica brasileira no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo Federal.
A semana começou com o domingo da Bíblia, 13.12, comemorado no mundo ocidental todo segundo domingo de dezembro, evento criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI.
O Dia Internacional da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que inicialmente a população inglesa intercedesse em favor da leitura da Bíblia. Daí a tradição se espalhou por quase todos os países do Mundo.
No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e Estados Unidos os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).
No Poder Executivo Federal, na 4ª feira, 16.12, às 16h, aconteceu em Brasília a Solenidade de Ações de Graças no Palácio do Planalto. A programação foi promovida pelo Presidente da República Jair Bolsonaro e a 1ª Dama do Brasil Michelle Bolsonaro, em agradecimento a Deus pelo ano de 2020 e intercessão pelo novo ano de 2021. A programação foi intensa e o Casal Presidencial muito se emocionou.
Na oportunidade, o Presidente Bolsonaro agradeceu a Deus pelo livramento da morte, no caso da facada que levou na campanha eleitoral em 06 de setembro de 2018 e de sua vitória inesperada e milagrosa nas eleições presidenciais. Também, enfatizou a bênção de, pela segunda vez, está promovendo aquela solenidade anual de ações de graças dentro do Palácio do Planalto, fato que nenhum presidente na história do Brasil ainda tinha permitido. Destacou que Deus tem toda primazia em sua vida e em seu governo.
Esteve no Evento representando o Amapá o Rev. Dr. Besaliel Rodrigues e esposa Advogada Ester Farias. O citado Casal ainda representou a Convenção de Pastores UFIADAP, o Presidente Pastor Oton Alencar e a Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira. A presidência da República convidou as principais lideranças evangélicas do país, vários ministros de Governo, Deputados e Senadores integrantes da Frente Parlamentar Evangélica, os Embaixadores de Israel e dos EUA, magistrados e militares. O evento foi transmitido pelas redes sociais e está disponível na internet. Em seguida, já à noite, todos participaram de um jantar num dos clubes da Capital Federal.
No Poder Legislativo Federal, na 5ª feira, 17.12, às 10h, foi a vez da Bancada Evangélica Federal se reunir no Congresso Nacional, no Culto Anual de Santa Ceia e de agradecimento pelo ano que se finda. Na oportunidade, aproveitaram para eleger os presidentes anuais pelos próximos dois anos. Foi fechado um acordo de cavalheiros por uma liderança compartilhada: O Deputado Federal Cezinha da Madureira (PSD-SP) será presidente no próximo ano de 2021 e o Deputado Federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), no ano seguinte 2022.
Ambos são ligados à Assembleia de Deus, mas em denominações diferentes. Sóstenes é ligado ao pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) do RJ. Já Cezinha é próximo de Samuel Ferreira, influente líder da Assembleia de Deus Madureira em SP.
Embora a eleição tenha ocorrido formalmente naquela manhã, a definição foi anunciada no jantar acima citado realizado na noite anterior em Brasília. Estavam presentes os ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), André Mendonça (Justiça), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), Milton Ribeiro (Educação) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia).
Na última eleição, em 2018, Cezinha da Madureira e Sóstenes Cavalcante também queriam ser candidatos e disputaram entre si nos bastidores. Para evitar conflitos, optou-se por um terceiro nome: Silas Câmara (Republicanos-AM). Ele também é da Assembleia de Deus, embora seu partido seja ligado à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). O Deputado Silas Câmara concluiu dois anos de mandato à frente da Frente Parlamentar Evangélica.
Os novos líderes da Bancada, os parlamentares Cezinha e Sóstenes, têm se destacado na articulação pela Frente Evangélica. Ambos são próximos do presidente Jair Bolsonaro. O grupo conseguiu vitórias importantes na atual gestão do governo federal, como a anistia das multas impostas às igrejas pelo não pagamento da contribuição previdenciária (Com informações da Internet-Globo).
DESTAQUES DA SEMANA
1- Chefe da Nação Presidente Jair Bolsonaro e 1ª Dama do País Michelle celebrando a Deus no Palácio do Planalto.
2- Deputado Federal Cezinha da Madureira assume a presidência da frente Parlamentar Evangélica brasileira.
3- Deputado Federal Silas Câmara conclui mandato à frente da Bancada em Culto de Ceia no Congresso Nacional.
LIDERANÇAS
Ano Novo – 2021 está chegando. Vamos nos planejar: Planejar é uma atitude eminentemente bíblica. Deus deu o exemplo maior, criando os céus, a terra e o ser humano de maneira bem organizada, dia a dia (Genesis 1).
Daí em diante, o ato de planejar tornou-se herança da história humana. Mas, com o tempo, as pessoas, as organizações etc., começaram a negligenciar, fazendo a maioria das coisas de maneira improvisada e desorganizada. Mas, o que é planejamento?
Planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de nossa vida, das empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30). Com a chegada do ano novo, vamos nos planejar.
ESPECIAL
NEWS: 01- Eleições 2020 – 2º Turno: Macapá, novamente de forma isolada, realiza neste domingo o 2º turno das Eleições municipais; 02- Candidatos a Prefeito: Os dois mais votados (foto) no 1º turno foram Josiel Alcolumbre (DEM) e Antônio Furlan (Cidadania); 03- Vereadores eleitos: Somente dez vereadores da Capital, ou seja, menos da metade, conseguiram se reeleger, a duras penas. Mas, por outro lado, os treze novos edis, na verdade, são, na maioria, parentes e apadrinhados de políticos que exercem(ram) outros cargos públicos no Estado. Que triste. A tão esperada renovação saiu pela culatra; 04- Decepções eleitorais: Foram várias: a) A esquerda saiu muito enfraquecida. É só observar a quantidade de votos que tiveram. Parece que o povo amapaense está se desiludindo com o discurso cansativo e repetitivo deste grupo político local; b) A direita, está muito desunida e desarticulada, perdendo as melhores oportunidades de chegar ao poder. São muito individualistas, fracos em estratégias e muito mentirosos; c) A centro-direita: Muito mal assessorada. Possuem grande potencial, mas estão deixando tudo para cima da hora. Aí…
ESTUDOS BIBLICOS
Tema: O espírito do estrelismo – Fp 2.3-a.
No Reino de Deus, a grandeza só pode ser alcançada através da humildade. Assim, quem quer ser grande, deve aprender a ser pequeno, a servir os outros, pois diz a Bíblia em Filipenses 2.3-a: “Nada façam por ambição egoística ou por vaidade…”.
Mas, hoje em dia, existem muitas pessoas forjando protagonismos em diversas frentes. Não se programam. Entretanto, querem ocupar lugares, posições apenas ser por ser. A princípio, isso não é errado; nem ruim, mas a maioria não faz acontecer, não faz a diferença, não têm ideias, ou não implementam suas ideias e findam forçando e ocupando intempestivamente espaços e de forma pífia.
Um conselho bíblico para essas pessoas: Busquem intensamente compreender o plano de Deus, a vontade de Deus para vossas vidas. Preparem-se antecipadamente para aquilo que desejam e aprendam a esperar o tempo certo para cada projeto de vida. Leia o Salmo 40 e Eclesiastes 3. Pense nisso!
FIQUE LIGADO
A importância da palavra de Deus. Salmo 119.105-117: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Jurei, e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos. Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra. Aceita, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca, ó Senhor; ensina-me os teus juízos. A minha alma está de contínuo nas minhas mãos; todavia não me esqueço da tua lei. Os ímpios me armaram laço; contudo não me desviei dos teus preceitos. Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração. Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim. Odeio os pensamentos vãos, mas amo a tua lei. Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra. Apartai-vos de mim, malfeitores, pois guardarei os mandamentos do meu Deus. Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança. Sustenta-me, e serei salvo, e de contínuo terei respeito aos teus estatutos.