O Impe conta com 45 leitos, entre observação, internação, salas amarela, pacientes em observação, e vermelha, para pessoas em estado grave, além da unidade de terapia semi-intensiva.
O prédio terá ainda recepção, sala de triagem, consultórios, sala de coleta, farmácia, posto de enfermagem, banheiros com acessibilidade, copa, ambientes de administrativos, entre outros.
A obra inicou com a previsão de ser um Centro de Internação e Reabilitação de Covid-19, mas com a estabilização de casos e avanço da vacinação em Macapá, a prefeitura estratégicamente concentrou o local para atendimento pediátrico.
A obra, localizada na rua Santo Expedito, bairro Boné Azul, conta com recurso de emenda federal, mais contrapartida do município, com investimento total de R$ 14,2 milhões.
O centro está sendo construído no espaço que ficava o prédio da subprefeitura da zona norte. O lugar estava sob responsabilidade da União e, após tratativas da Secretaria Municipal de Ordenamento Urbano (Semhou), foi cedido ao Município.
De acordo com a prefeitura, essa é o primeira unidade especializada em pediatria do Município. Atualmente, o único serviço nesta área na cidade é o Pronto Atendimento Infantil (PAI), localizado no centro da capital, que concentra toda a assistência pediátrica de porta aberta do SUS.

