Além dos programas educacionais, a Escola Estadual Mário Quirino, no bairro Congós, em Macapá, tem se destacado por uma iniciativa que vai além dos muros da instituição. Há quatro anos, a escola criou o projeto “Elas Costurando Vidas, Sonhos e Esperança”, capacitando mães de alunos e mulheres da comunidade em cursos de corte e costura para confeccionar uniformes escolares a preços acessíveis aos estudantes.
O projeto teve início depois que duas mães de alunos do terceiro ano do ensino médio passaram a relatar dificuldades para comprar o uniforme dos filhos por conta do valor muito elevado. Diante do desafio de baratear a vestimenta, a diretora da instituição, Gisele Bras, sugeriu a ideia das mães se unirem para costurar os uniformes dos filhos.
“Eu falei ‘Se vocês toparem junto comigo, a gente abre uma sala e a gente vai costurar o uniforme juntas, aqui dentro da escola’ e elas toparam. Graças a Deus nós estamos hoje com o projeto Elas Costurando Vidas, Sonhos e Esperança, onde elas costuram o uniforme dentro da escola e esse uniforme sai com valor mais baixo do que do mercado”, relatou a diretora da Escola Estadual Mario Quirino.

Nas próximas semanas, a escola vai iniciar mais uma edição da capacitação com 50 vagas para mulheres, onde todo valor arrecadado será revertido na compra de materiais usados na confecção dos uniformes e outros projetos culturais da instituição de ensino.
Uma das instrutoras do curso e coordenadora da sala de costura, Elenice Dias, de 62 anos, é costureira há mais de 30 anos. Ela conta que os filhos já foram alunos da Mario Quirino e quando chegou na escola há 2 anos, recebeu o convite de participar do projeto.
“É tão bom ver o Mario Quirino assim, uma escola que respira cultura. Eu já conhecia esta escola pois meus filhos estudaram aqui. Ela está totalmente diferente do que era na época, com novos projetos e iniciativas como esta. Agora, eu só quero sair daqui depois que me aposentar”, disse a servidora.

Com informações Ascom/Gea