Convidado: Adriano Almeida: Cirurgião-Dentista, Professor na área da odontologia, Pós graduando em Ortodontia com ênfase em harmonização orofacial
Quando levar seu filho ao ortodontista? A importância da ortodontia preventiva.
Como diz o famoso ditado, prevenir é melhor que remediar. Na odontologia com certeza é válido, principalmente quando falamos de ortodontia.
A ortodontia preventiva é responsável por evitar através de técnicas, o uso de futuros aparelhos ortodônticos e tratamentos mais complexos voltados para a arcada dentária do paciente, ou seja, empregam-se procedimentos clínicos que impede a criação de maloclusões (posicionamento inadequado dos elementos dentários). Por conta disso é necessário um acompanhamento precoce por parte do especialista para com o seu paciente.
Mas quando levar seu filho ao ortodontista? É importante a criança ter o acompanhamento odontológico desde o surgimento dos primeiros dentinhos, pois assim vai criando um laço criança-profissional e com o tempo o medo vai se perdendo. Com a erupção (nascimento) dos demais elementos dentários, há a necessidade de avaliar em qual posição esses elementos estão surgindo em relação a arcada dentária. Quando o profissional nota que a criança apresenta características que podem evoluir para casos mais complexos da ortodontia ele opta pelo início do tratamento interceptativo (onde usa-se aparelhos que ajudam na evolução do caso de forma positiva).
Não deixe passar muito tempo, a saúde bucal é tão importante quanto as demais áreas do corpo. Leve seu filho sempre ao dentista, proteja por ele o que ele ainda não tem noção do quão importante é, que são os dentinhos. Visite seu dentista e tenha uma vida cheia de sorrisos saudáveis.
Rivaldo Bueno
Convidado: Adriano Almeida: Cirurgião-Dentista, Professor na área da odontologia, Pós graduando em Ortodontia com ênfase em harmonização orofacial