A mal fadada política ambiental e lideranças mundiais ignorantes, cegas ou mal intencionadas conseguiram antecipar em séculos um futuro esgotamento dos combustíveis fósseis. Pois é, uma das grandes preocupações humanas no processo evolutivo. O processo civilizatório e o mundo como conhecemos hoje dependem em tudo da energia elétrica. Com as lideranças mundiais demonizando os combustíveis fósseis que ensejaram a construção do mundo atual conseguiram construir uma enorme crise energética (que em tese) salvará o planeta em troca da civilização duramente construída.
Não tenho nada contra os veículos elétricos apenas considero uma incoerência total a criação de veículos que utilizam energia elétrica em um momento que atravessamos uma crise de falta de energia elétrica nunca dantes vista. Parece que o mercado acordou para essa realidade, o site AMERICAN THINKER, em 11 de julho de 2024, publicou o artigo assinado por Chris Talgo, diretor editorial do The Heartland Institute, “Mais más notícias sobre veículos elétricos” que transcrevo trechos.
“Basta dizer que nem tudo está bem para a indústria de veículos elétricos (VE) atualmente. Apesar dos amplos subsídios do governo federal, as vendas de VE estão caindo. Algumas das maiores montadoras, como a Mercedes Benz, admitem que não chegarão perto de atingir suas estimativas de vendas de EV nos próximos anos. E a Tesla, a rainha dos EVs, acaba de anunciar seu menor lucro trimestral dos últimos dois anos. Depois que a notícia da Tesla foi divulgada, as ações da empresa despencaram, levando a um declínio de US$ 138 bilhões em valor.
Pior ainda, a Hyundai Motor North America está enfrentando um processo que alega que a fabricante de automóveis ‘enfatizou o crescimento do volume de vendas em seus veículos elétricos da marca Hyundai, levando o público a acreditar que essas vendas crescentes de veículos elétricos estão ocorrendo organicamente devido à desejabilidade dos veículos elétricos da Hyundai e à demanda dos clientes por esses veículos’.
Além disso, o processo, movido pela Napleton Aurora Imports, uma concessionária sediada nos subúrbios de Chicago, alega que a Hyundai pressionou as concessionárias a ‘inflar artificialmente’ os números de vendas de veículos elétricos; criou um sistema de incentivos perverso no qual as concessionárias que ‘jogaram a bola’ foram recompensadas enquanto aquelas que não o fizeram foram ‘punidas’, emitiu vários comunicados à imprensa alardeando números ‘falsos’ de vendas de veículos elétricos, ‘criou um esquema multinível para fazer com que suas concessionárias relatassem vendas falsas [de veículos elétricos]’ e deliberadamente impulsionou uma ‘narrativa falsa’ de que suas vendas de veículos elétricos eram devido ao ‘crescimento orgânico alimentado por veículos desejáveis e demanda do consumidor’.
Além dos números de vendas fracos e dos supostos golpes, a indústria de veículos elétricos está enfrentando vários problemas incômodos que parecem quase intransponíveis neste momento. Por exemplo, somente neste verão, houve inúmeros relatos de pessoas presas dentro de EVs devido a baterias descarregadas. Em alguns desses casos, crianças pequenas ficaram trancadas dentro de carros escaldantes.
Em um exemplo, em 20 de junho, Renee Sanchez estava ansiosa para levar sua neta de dois anos ao Zoológico de Phoenix. Bem cedo naquela manhã, Sanchez prendeu a criança no banco de trás de seu Tesla Modelo Y. Depois de fechar a porta traseira, Sanchez tentou abrir a porta da frente. No entanto, ela não abriu porque a bateria estava descarregada. ‘Eu não conseguia entrar. A chave do meu telefone não abria. A chave do meu cartão não abria’, disse Sanchez a uma rede de notícias local. Em pânico, Sanchez ligou para o 911. Em minutos, felizmente, o corpo de bombeiros apareceu.
‘A primeira coisa que eles disseram foi, ‘Uggh, é um Tesla. Não podemos entrar nesses carros’, disse Sanchez. E eu disse, ‘Não me importo se você tiver que cortar meu carro ao meio. Apenas tire-a daqui’. Felizmente, os bombeiros usaram um machado para quebrar a janela traseira. Então, eles subiram e desamarraram a criança, literalmente salvando sua vida. Embora a criança estivesse bem, Sanchez disse que ambos ficaram traumatizados pelo incidente. Depois que sua neta foi resgatada, Sanchez não conseguiu deixar de pensar: ‘Meu Deus, isso poderia ter sido muito pior’. Ela estava com raiva. E com razão. Não se engane, esta não é a primeira vez que alguém fica preso dentro de um EV. Nem será a última.
Outra grande preocupação para os donos de EV é a possibilidade de os carregadores pegarem fogo. Considere o que aconteceu recentemente com o astro da NFL Randall Cobb, cuja casa pegou fogo depois que o carregador Tesla em sua garagem pegou fogo. ‘O carregador Tesla pegou fogo na garagem ontem à noite e se espalhou rapidamente. Saímos de casa com nada além das roupas do corpo e sem sapatos nos pés’, postou a esposa de Cobb, Aiyda, no Instagram. ‘Temos sorte de estar vivos’, acrescentou. De acordo com Cobb, ‘Saímos de casa e eu consegui voltar para pegar nosso cachorro, Louie. Não podemos agradecer o suficiente ao chefe Caruthers, ao capitão Irvin e ao Corpo de Bombeiros de Nashville por sua ação rápida’.
Como observa o National Transportation Safety Board, ‘Incêndios em veículos elétricos alimentados por baterias de íons de lítio de alta voltagem representam o risco de choque elétrico para socorristas devido à exposição aos componentes de alta voltagem de uma bateria de íons de lítio danificada. Um risco adicional é que células danificadas na bateria podem sofrer aumentos descontrolados de temperatura e pressão (fuga térmica), o que pode levar a perigos como reignição/incêndio da bateria. Os riscos de choque elétrico e reignição/incêndio da bateria surgem da energia ‘encalhada que permanece em uma bateria danificada’.
Na verdade, incêndios em veículos elétricos são tão perigosos que os bombeiros não podem usar equipamentos comuns para combatê-los. Claro, o incêndio provocado pelo carregador de VE que destruiu a casa dos Cobbs está longe de ser o primeiro que isso aconteceu. Nos últimos anos, incidentes semelhantes ocorreram em todo o país. Infelizmente, dezenas morreram desses pesadelos. E, com toda a probabilidade, mais pessoas morrerão.”
O artigo nos mostra que além da enorme crise energética herdada pela política ambiental demonstra, adicionalmente, a enorme crise financeira que trouxe em seu rastro. Paralelamente nos conscientiza que a evolução dos motores de veículos, frutos da imaginação de profissionais bem intencionados, não foi concluída e foram lançados de forma açodada sem que fossem superadas as falhas críticas da invenção apenas para aproveitar um nicho de mercado criado pela política ambiental.
“O ambientalismo é uma ideologia de elite, e o medo da mudança climática é uma preocupação apenas das camadas mais altas da sociedade. O resto de nós acha isso implausível, um tanto ridículo e manifestamente egoísta”, Ben Pile jornalista investigativo.
Queda nas vendas dos veículos elétricos.Veículos elétricos, mais uma incoerência mundial.
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