A jornalista brasileira Nathalia Urban, 36 anos, morreu nesta quarta-feira (25/9) em Edimburgo, na Escócia. Correspondente do portal Brasil 247, ela foi responsável pela criação do programa Veias Abertas, um espaço voltado à luta dos povos latino-americanos, exibido na TV 247.
Nathalia nasceu em Santos, São Paulo, e foi criada por mãe solo. Aos 15 anos, mudou-se para João Pessoa, na Paraíba. Iniciou o curso de antropologia, mas o abandonou ao ser aprovada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde passou a estudar ciências sociais. Posteriormente, retornou à cidade natal para cursar jornalismo na Universidade Católica de Santos.
Nathalia chegou a estagiar no jornal A Tribuna, mas, após a morte da avó, buscou novo propósito. Em 2013, mudou-se para Londres, na Inglaterra, ao lado do companheiro. Enfrentando preconceitos e xenofobia, decidiu se estabelecer na Escócia, onde trabalhou em um salão de beleza. As informações são do G1.
O Brasil 247 descreve Nathalia Urban como uma “lutadora pela liberdade de todos os povos” e afirma que ela “deixa um exemplo de humanidade e compromisso com o jornalismo”.
Além disso, era presença constante no programa Bom Dia 247 e apresentava o Globalistas, em que realizava análises sobre questões internacionais ao lado do jornalista Brian Mier.
Em 2021, Nathalia foi destaque na série Grandes Jornalistas, na qual compartilhou sua trajetória e reafirmou o compromisso com o jornalismo como ferramenta de transformação social.
As circunstâncias do acidente que matou a jornalista não foram divulgadas.
Com informações do Metrópoles