Após a torcida do Atlético de Madrid entoar cânticos racistas contra Vinícius Júnior, antes da partida contra a Inter de Milão pela Champions League, o Real Madrid denunciou o ocorrido às autoridades, segundo comunicado oficial publicado nesta sexta-feira (15/3). O clube merengue também condenou os cantos de ódio feitos pela torcida do Barcelona contra o brasileiro durante a partida contra o Napoli.
Em nota, o Real Madrid solicitou que o Ministério Público acione as forças de segurança para que verifiquem as gravações de vídeo nos dois locais, para que os autores sejam identificados e punidos. O clube condenou as manifestações e afirmou que permanecerá sua política de tolerância zero em casos como esse.
O time merengue ainda classificou os episódios como repugnantes.
Confira o comunicado na íntegra.
“O Real Madrid CF apresentou queixa à Procuradoria-Geral do Estado contra crimes de ódio e discriminação, pelos insultos racistas e odiosos dirigidos ao nosso jogador Vinicius Junior nas proximidades do Estádio Olímpico de Montjuic e do Estádio Metropolitano de Madrid diante do jogos entre FC Barcelona x Nápoles e Atlético de Madrid x Inter de Milão, pela Liga dos Campeões.
O Real Madrid pede ao Ministério Público que solicite às forças de segurança as gravações existentes em ambos os locais para identificar os autores dos referidos insultos racistas e de ódio.
O Real Madrid condena estes violentos ataques de racismo, discriminação e ódio que têm ocorrido, infelizmente repetidamente, contra o nosso jogador Vinicius Junior. O nosso clube continuará a trabalhar na defesa dos valores do futebol e do desporto, e permanecerá firme na sua luta pela tolerância zero face a episódios tão repugnantes como os que continuam a ocorrer nos últimos tempos.”
Os casos
Antes da bola rolar no estádio Wanda Metropolitano, um grupo torcedores do Atlético de Madrid foi filmado chamando o atacante de chimpanzé.
“Alé, alé, alé, Vinicius chimpanzé”, cantavam os torcedores.
Diante do ocorrido, o próprio jogador utilizou as redes sociais para cobrar punições para os envolvidos. Vinícius marcou os perfis da Uefa e da Champions League cobrando sanções para os autores das ofensas.
Já na partida entre Barcelona e Napoli, torcedores da equipe culé também cantaram músicas atacando Vinícius.
“Morra, Vinícius”, bradava o grupo barcelonista.
Com informações Metrópoles