“Para quem não abre mão da ceia tradicional, esse pode ser um prato mais leve entre os outros, ou pode ser servido como um prato único, pois já é completo, com proteína, carboidrato e legumes”, destaca Isadora. O cuscuz marroquino com carneiro e molho de iogurte pode ser uma opção prática e bem equilibrada para quem tem família grande e mesa pequena. Por ser um prato único, pode ser saboreado com facilidade até no sofá da sala.
Apesar de não ser um prato típico árabe, Isadora lembra que a receita traz ingredientes da culinária árabe, como o cuscuz, o carneiro e a pimenta síria. “Normalmente não coloco castanhas e frutas secas, mas são ingredientes que combinam bem com as festas de fim de ano e são tradicionais, por isso vale acrescentar”, complementa. Aqui vai a receita para você experimentar:
Cuscuz marroquino
INGREDIENTES
300g de cuscuz marroquino
300 ml de caldo de carneiro
600g de carneiro cozido e desfiado
80g de cebola
60g de alho poró
180g de pimentão vermelho e amarelo
30g de salsa
50g de tâmara
50g de damasco
50g de castanha de caju
50g de amêndoas
Sal a gosto
Pimenta síria a gosto
PREPARO
Refogado: Refogue a cebola no azeite. Acrescente o alho poró, os pimentões, o carneiro desfiado, as frutas secas e as castanhas. Tempere com sal e pimenta síria. Reserve.
Para hidratar o cuscuz, coloque sal, pimenta síria e um fio de azeite. Acrescente o caldo de carneiro fervente, cubra e espere 5 minutos.
Misture o refogado com o cuscuz marroquino hidratado. Sirva com molho de iogurte.
Molho de iogurte
INGREDIENTES
120ml de iogurte natural
20g de hortelã
1 dente de alho
1/2 limão
2 colheres de sopa de azeite
Sal
PREPARO
Pique o hortelã. Amasse o alho. Misture todos os ingredientes. Sirva com o cuscuz.