De acordo com a secretária Municipal de Educação, Socorro Aquino, a melhoria da estrutura física da Escola Augusto Meira inclui obras no telhado, no piso, nos banheiros, na rede elétrica e na climatização nas salas de aula. “Era uma escola muito antiga, tinha mais de 35 anos e precisava de uma revitalização e um novo olhar. Quando fazemos essas melhorias nas escolas, nós também melhoramos o aprendizado das crianças”, disse.
Em função da reforma, as aulas estão sendo ministradas provisoriamente em um espaço alugado pela Prefeitura de Belém, sob a coordenação do diretor da unidade, o professor Edson Mota. “Atualmente, a instituição funciona com 20 turmas de ensino fundamental, nos turnos da manhã e tarde. Contamos com 22 professores, quatro técnicos pedagógicos e 23 servidores de apoio, como secretaria e merendeiras”, detalhou o diretor.
“Essa é uma escola antiga que está recebendo investimento expressivo de obras, trazendo mais dignidade e qualidade de ensino para o bairro do Benguí”, destacou Zenaldo Coutinho. “Na escola, todas as salas de aula vão ter ar condicionado e uma estrutura para atender crianças e a comunidade para a formação na educação”, completa.
Mais obras – Somente em 2018, 13 escolas foram reformadas, somando um investimento de mais de R$ 7 milhões. Desde 2013, dez escolas foram construídas e 106 foram reformadas e ampliadas ou passaram por algum tipo de manutenção. Para 2019 estão previstas mais de 30 obras de reforma e ampliação em unidades de ensino do município.
Dados do Demonstrativo das Despesas com Ações Típicas de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), revelam que somente em 2018 foram investidos mais de R$ 466 milhões na educação municipal de Belém. Esse investimento engloba ações de criação de escolas, reformas, ampliações, projetos de qualificação, melhorias e infraestrutura.
Essas ações de investimentos aparecem na implantação de climatização nas salas de aula da rede municipal, na construção de bibliotecas em todas as unidades de ensino infantil e fundamental, assim como nos trabalhos desenvolvidos dentro das escolas para oferecer uma alimentação saudável e de qualidade para os alunos e que já resultaram em premiações nacionais, como o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.
A Prefeitura de Belém reafirma o compromisso de investir na ampliação do número de escolas e também na adaptação da estrutura para incluir estudantes com as mais diversas necessidades destaca a secretária Socorro Aquino, que acrescenta que mais de 70 mil alunos em 199 unidades da rede municipal de ensino são beneficiados com várias ações de investimento na educação.