O tradicional Ginásio Avertino Ramos, localizado na região central de Macapá, volta a receber competições esportivas após um longo período em reforma. O espaço será reinaugurado neste sábado (3), a partir das 10h, com programação que inclui partida oficial do Campeonato Estadual Adulto Masculino de Basquete, jogos de futsal, basquete em cadeira de rodas e apresentação de breakdance.
A quadra poliesportiva ganhou um novo piso em madeira, material adequado para práticas esportivas. A estrutura teve ainda a rede elétrica, cabines de imprensa, salas administrativas, alojamentos, camarotes e vestiários revitalizados.
Os espaços também foram adequados para garantir acessibilidade, especialmente os banheiros masculino e femininos. O investimentos foi de mais de R$ 1,7 milhões.
Avertino Ramos
O nome do ginásio é uma homenagem ao desportista Avertino Loureiro Accioly Ramos, que atuou como juvenil no Paysandu, nos times de vôlei, basquete e futebol. Ele foi campeão de futebol juvenil pelo “Papão da Curuzu”, figurando também no time principal de voleibol do clube paraense.
A exemplo do que havia feito no Paysandu, defendeu o Esporte Clube Macapá nos campos de futebol e nas quadras. Pendurou as chuteiras em 1965, quando tinha um título de hexacampeão.
Avertino também foi diretor de Esporte do E. C. Macapá, presidente da Federação Amapaense de Voleibol e servidor público estadual. Faleceu no dia 17 de outubro de 1975.