É uma área da fisioterapia que vem atuando na reabilitação da deficiência da função do aparelho vestibular que é responsável pelo equilíbrio.
2. Quais os sintomas dos pacientes com disfunção do sistema vestibular?
Perda de noção do espaço em meio ambiente, aparecimento de vertigens (tonturas), zumbidos, náuseas (vontade de vomitar), dores em região da nuca e dificuldade em fixação da visão ao meio externo.
3. Como é feito o diagnóstico dessa doença?
Após passar pelo médico especialista que não detectou doença inflamatória ou neoplásica. A consulta fisioterápica, avalia o paciente, através de testes específicos do sistema vestibular como: Teste de posturografia, análise da marcha e manobras diagnósticas para identificar qual canal semicircular (estrutura do ouvido interno) está comprometido.
4. Como é realizado a fisioterapia vestibular?
O profissional utiliza técnicas e manobras passivas e ativas específicas para o alinhamento e reposição dos cristais para o bom funcionamento dos canais semicirculares.
5. O que esperar da evolução?
A evolução é variável. Tem paciente que melhora com um só atendimento e outros com dois a três atendimentos. O paciente consegue uma melhor estabilização da imagem e orientação espacial ou seja o bom equilíbrio.
6. Faça suas considerações finais
A fisioterapia vestibular tem realizado e ajudado muitos pacientes com crises de tonturas, náuseas, zumbidos e perda de equilíbrio corporal, através de uma abordagem cautelosa e específica para a reabilitação do sistema vestibular e suas disfunções, trazendo a reintegração do bem estar através do equilíbrio corporal.
Convidado
Johny de Oliveira
Bacharelado em Fisioterapia.
Especialização em fisioterapia em ortopedia traumatologia e terapia manual (Faculdade de macapa -FAMA ANAO 2012) Quiropraxia, pilates clínico.
Fisioterapia em Otoneurologia.