1. O que é o teste da orelhinha:
O Teste da Orelhinha (Triagem Auditiva Neonatal Universal) se trata de um exame OBRIGATÓRIO (segundo a lei N° 12.303/2010), que deve ser realizado, irrestritamente, por todos os recém-nascidos. O nome técnico do exame é emissões otoacústicas evocadas e é o método de triagem mais indicado para rastrear possíveis alterações auditivas em recém-nascidos.
2. Qual o melhor período para realizar o exame?
O melhor período para realização do Teste da Orelhinha é após 48 horas de nascido e deve ser realizado, preferencialmente até o 30° dia de vida, com o objetivo de realizar o diagnóstico precoce.
3. Como é realizado o exame?
Primeiramente devemos lembrar que o fonoaudiólogo é o profissional de saúde capacitado para a realização do teste da orelhinha (resolução CFFa N° 568), o exame é simples, indolor e é relativamente rápido, com duração média entre 5 a 10 minutos. O procedimento consiste na introdução de uma pequena sonda de silicone ou borracha, própria para a realização do exame, essa sonda fica ligada ao equipamento de emissões otoacústicas, que emite ondas sonoras que irão estimular o sistema auditivo como um todo, após esse estimulo o ouvido do bebê reage enviando uma resposta ao equipamento que gera um gráfico que deverá ser interpretada pelo profissional executante.
4. Onde a mãe deve levar seu bebê para realizar esse teste?
O teste da orelhinha deve, preferencialmente, ser realizado na maternidade onde o bebê nasceu. Além das maternidades, alguns municípios oferecem o serviço de forma gratuita pelo sistema único de saúde (SUS) em unidades básicas de saúde (UBS), com o objetivo de atingir a saúde primária com diagnóstico precoce. O teste da orelhinha é realizado pelo município de Macapá ( UBS Pedro Barros Monteiro Fazendinha; UBS Raimundo Hozanan; UBS Marabaixo; UBS Álvaro Corrêa; UBS Leozildo Barreto Fontoura; UBS Cidade Nova), município de Mazagão (UBS Tiago da Fonseca) e município de Pedra Branca do Amapari (UBS Pedra Branca do Amapari). Existe também a possibilidade de realização do teste em clínicas e laboratórios particulares.
5. O que fazer quando o teste tem resultado alterado?
Quando o teste da orelhinha tem resultado alterado realizamos um re-teste, com no máximo 30 dias após o primeiro teste. Este procedimento é realizado, pois é comum encontrarmos resto de parto dentro do ouvido do bebê nos primeiros dias, caso o ré-teste também seja alterado, o bebê é encaminhado para realizar exames complementares com o objetivo de fechar diagnóstico o quanto antes. Gostaria de deixar bem claro que com o diagnóstico precoce é possível realizar a intervenção precoce com diversos diversos tipos de tratamento, minimizando consideravelmente os danos causados por uma deficiência auditiva.
Convidado
Rodrigo Lima Coimbra Fonoaudiólogo
CRFa 9-7914-5