A Próstata é um orgão que todo homem possui desde o nascimento, responsável pela produção do esperma que é o liquido que o homem ejacula na hora do orgasmo. Ela fica localizada na saída da bexiga e a uretra (canal da urina) passa como um túnel por dentro da próstata.
2. O que é e como acontece o cancer de próstata?
Toda célula do nosso corpo possui milhares de DNA em cada uma delas. Cada DNA tem uma ligação com seu par, e a célula só funciona direito se cada ligação desses milhares de DNA for com o par certo. Quando uma célula se multiplica esse DNA se divide, e para formar uma nova célula e esses milhares de DNA precisam se ligar de maneira perfeita a sua metade correspondente, sem acontecer nenhuma falha. Quando ocorre uma ligação errada a célula deixa de funcionar direito e diferente dos filmes que desenvolve super poderes ao herói na vida real esta célula simplesmente deixa de funcionar como programada e o pior, cada vez que ela se multiplica, passa essa ligação errada as células resultantes. Com o passar do tempo isso dá origem a várias células defeituosas no orgão fazendo com que ele pare de funcionar direito. Essa doença é o câncer. Essas células defeituosas também podem parar no sangue e chegar a outros órgãos fazendo o mesmo defeito nas células distantes espalhando o câncer pelo corpo (metástases ou implantes secundários).
3. Quais os sintomas do câncer de próstata?
Este é o maior perigo do câncer de próstata, como esse órgão não possui muitas inervações sensitivas o câncer de próstata não provoca sintomas. Nem mesmo um desconforto ou uma dor. Apenas em casos que o câncer já se espalhou para outros órgãos, depois de anos da doença, é que aparecem os sintomas por causa da invasão do câncer nestes órgãos. Por isso o exame anual com o urologista é tão importante a partir dos 40 anos mesmo se o paciente não sente nada.
4. Como é feito seu diagnóstico?
O único exame que mostra se o paciente possui ou não câncer de próstata é a biopsia de próstata. Realizada através da ultrassonografia (US) onde se usa uma agulha para colher de 12 a 18 pedacinhos da próstata, para que o médico patologista com o uso do microscópio verifique se o câncer está presente (laudo histopatológico). Por ser um exame invasivo e com complicações ele só é indicado em casos especiais. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida pela próstata encontra-se aumentada em casos de câncer. Podemos também perceber caroços na próstata ao exame de ultrassom ou endurecimento anormal dela ao toque retal. Apenas quando um desses sinais encontra-se presente é indicada a biópsia de próstata. Agora quando pacientes tem PSA normal, US sem nódulos e toque retal normal, não tem necessidade de realizar biópsia de próstata, mas devem repetir estes exames anualmente. Atualmente tem-se usado a ressonância nuclear multiparamétrica, mas este exame também não diagnostica o câncer de próstata com certeza. Sendo indicado apenas para casos que o paciente já possui diagnóstico de câncer e quer avaliar se o câncer já se espalhou.
5. Como faço a prevenção do câncer?
O pior fator de risco do câncer de próstata é a genética da pessoa. Se ela tem um ou mais familiares que tiveram câncer de próstata a chance desta pessoa desenvolver a doença aumenta. Como o câncer de próstata possui um crescimento lento na maioria dos casos, a realização da consulta anual com o urologista é suficiente para diagnosticar o câncer no começo e poder realizar o tratamento o mais cedo possivel.
6. Faça suas considerações finais.
O câncer de próstata possui dois tipos de tratamento: O cirurgico e outro através de radioterapia e hormonoterapia. Os estudos mostram que qualquer um deles possui taxa de cura similares. Então o que determina qual tipo de tratamento é o melhor para o paciente é o grau de invasão do câncer (se está avançado ou não). E a condição de saúde do paciente, se ele aguenta passar por uma cirurgia que é considerada agressiva. Mas é importante deixar claro que mesmo um câncer já avançado possui excelentes chances de cura, desde que realizado o tratamento correto com o profissional capacitado.
Dr. Achiles
Hoje no #vemcomigofalardesaúde recebemos o médico urologista Daniel Silveira CRM 1245 RQE 459 para nos falar sobre câncer de próstata.
Convidado
Daniel Moreira Silveira
Instagran: drdanielsilveira
Médico formado na Unifeso -Teresópolis RJ.
Residencia de Cirurgia Geral no Hospital Regional de Ceilândia – DF RQE 458.
Residencia em urologia pelo Hospital Geral Roberto Santos – Salvador BA RQE 459.
Concursado na secretária de saúde do estado do Amapá como médico urologista e pela POLITEC AP como perito médico legista.