Periodontite ou doença periodontal, é uma infecção bacteriana que causa destruição dos tecidos de proteção e sustentação dos dentes (periodonto), que é formado pelo osso alveolar, cemento, ligamento periodontal e gengiva.
2. O paciente pode perder o dente?
Sim, a periodontite é a segunda maior causa de perda dentária, devido a destruição do tecido de sustentação, que faz com que o dente fique móvel e perca sua inserção.
3. Qual a causa da periodontite?
Está relacionada com a má higienização bucal associada à suscetibilidade do sistema imunológico. A não remoção adequada do biofilme bacteriano (placa bacteriana), leva a formação do cálculo dental (tártaro), que causa inflamação da gengiva podendo evoluir com perda óssea.
4. Quais os fatores de risco da periodontite?
São vários fatores que podem causar uma predisposição a doença como: Obesidade, histórico familiar, tabagismo, medicamentos que reduzem a produção de saliva, diabetes (açúcar no sangue), consumo excessivo de álcool e alterações hormonais.
5. Quais os sinais e sintomas?
O primeiro sintoma é o sangramento gengival (gengivite), geralmente identificado na escovação e como consequência a halitose (mau hálito), dores e gengivas com cor escura ao redor do dente.
6. Existem outros riscos, além da perda do dente?
Sim, estudos recentes mostram que as bactérias causadoras de infecções bucais, podem entrar na corrente sanguínea e se alojar no coração, podendo desenvolver uma endocardite bacteriana e levar o paciente à óbito. Outras doenças que podem estar relacionadas com a periodontite são: Artrite, sinusite, gastrite, pneumonia e diabetes.
7. Faça suas considerações finais.
Para evitar a periodontite devemos investir na prevenção, através da higiene bucal com 3 (três) escovações diárias (após o café da manhã, o almoço e antes de dormir), realizar o uso adequado do fio ou fita dental e procurar regularmente o seu cirurgião dentista. Nos casos em que a doença já estiver instalada independente do estágio (leve, moderado ou avançado), procure um periodontista para realizar um tratamento especializado (terapia periodontal), que atua em orientação, raspagens sub e supra gengivais e/ou tratamento cirúrgico para evitar as consequências de uma doença periodontal descontrolada.
“A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA”
Convidado
CLÁUDIO CALANDRINI.
CIRURGIÃO DENTISTA
CRO 183-AP.
ESPECIALISTA EM PERIODONTIA E ORTODONTIA.