Na entrevista, o secretário também afirmou que “Estamos entrando em um colapso”, disse. Além da ocupação de todos os leitos, mais de 100 pacientes estão na fila de espera por leitos dedicados a covid-19 na rede municipal de saúde.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado na noite da última sexta-feira, 12, Belém registrou 266 novos casos nas últimas 24 horas.
O boletim, atualizado com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), também informou que na noite de ontem, o número de leitos clínicos ocupados já chegava a 98,4% e os de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) estavam em 88,7%.
A capital paraense está há duas semanas sob bandeiramento vermelho e com medidas restritivas como a redução do horário de funcionamento de shoppings, comércio de rua e um toque de recolher que incia as 21h.
Nas redes sociais, a Prefeitura de Belém afirma cumprir um Plano de Contingenciamento para combater os avanços da covid-19. O plano atua na contratação emergencial de profissionais da saúde, implantação de 15 policlinícas para atender casos leves e moderados da doença e atendimento domiciliar para acompanhamento permanente dos pacientes. A prefeitura também promete ampliação de leitos, embora não informe uma data e nem quantos leitos pretende abrir.

