Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Colunista > Marcos Reátegui > SAÚDE PÚBLICA OU MORTE PÚBLICA? O sistema de Saúde no Amapá está salvando ou matando?
ColunistaMarcos Reátegui

SAÚDE PÚBLICA OU MORTE PÚBLICA? O sistema de Saúde no Amapá está salvando ou matando?

Marcos Reátegui
Ultima atualização: 29 de janeiro de 2022 às 17:24
Por Marcos Reátegui 3 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

 
• Queria de coração compartilhar com os leitores uma história bonita, como a da Regilene Gurgel; mas não posso me fazer de cego e surdo diante de um pedido de socorro. Quem sabe nós, vocês e eu, juntos, consigamos fazer esse grito de dor chegar a quem possa dar um basta às condições desumanas do atendimento à Saúde no Amapá. 
 
• O dia está bonito, claro, em Brasília, mas toda essa beleza e luminosidade se esvai, fica tudo nublado, quando abro o celular e lá está a mensagem: 
• “Marcos, a crise de falciforme hoje apertou
• Estou a três dias jogado no corredor do HCAL
• Eles não chamam Hematologista
• [Estou] Sem banhar
• Sem atendimento”
 
• Ouvir um relato assim, deixa a mim, e tenho certeza deixaria a você também, atônito, aflito, o que você quer é correr lá e regularizar a situação, resolver, socorrer. Mas isso nem sempre está em nossas mãos. 
 
• Quando fui eleito deputado, até tentei mudar essa situação, dando início a um projeto de Hospitais modelos para o Amapá, com tudo que há de mais moderno e de qualidade no atendimento, mas meu mandato acabou e com ele as obras ficaram abandonadas ou sucateadas. Mas essa história vocês já conhecem. O foco agora é socorrer quem está pedindo socorro. 
 
• Perguntei ao meu amigo Mario, como poderia lhe ajudar. Pediu-me que divulgasse, denunciasse, pois já havia feito o que a Lei orienta, fez uma queixa à Promotoria de Saúde. Mas até aquele momento…nenhuma resposta. 
 
• Enfim, está largado no meio do caos, onde não há atendimento nem há condições para tratamento, como relatou e mandou fotos, ele está ali no corredor onde estão pessoas com HIV positivo e tuberculose ativa, entre outros males, pessoas estas também sofrendo por falta do mínimo atendimento necessário. 
 
• Mas isso começou hoje? Não, já dura alguns dias. Trata-se de uma via crucis, que demonstra o estado de abandono e calamidade do atendimento à saúde no Amapá.  Se o que ele relata não me indignasse, seria sinal de que já não sou mais humano.  
 
• O Mario é portador de anemia falciforme. Esta doença lhe provoca áreas de dor antes das crises. No entanto, desta vez o processo ocorreu de forma diferente, após uma semana de infecção na garganta, ele estava trabalhando para cumprir uma obra e chegou em casa na sexta, dia 21.01.2022, mas já na madrugada, às 4hs da manhã, momento em que a crise falcêmica tomou conta de seu corpo. 
 
• A dor era terrível no joelho direito e virilha direita… Era muita dor! Então, ele começou logo com o tratamento de analgésicos e hidratação oral. Mas, o quadro evoluiu para dor na perna esquerda – joelho e virilha -, querendo subir para a coluna vertebral. 
 
• Nessa altura da crise, sem aguentar mais de dor, ele chamou o SAMU, já que a remoção por carro próprio era impossível. Foi levado para a tenda do Hospital de Emergência de Santana, onde foi recebido e medicado com morfina e um antibiótico.  Após a medicação foi encaminhado para a observação… 
 
• Poderíamos pensar que estava tudo bem. Mas pense no local em que ele ficou para observação… Inacreditável em pleno século XXI, mas é fato, o local que ele foi colocado era uma Enfermaria quente e cheia de mosquitos, onde ele ficou sem remédios até às 3h da manhã, quando assumiu um outro médico, que começou o tratamento que é preconizado pelo Ministério da Saúde e foi então que ele conseguiu dormir das 3h da manhã às 6h. 
 
• Mas era bom demais para ser verdade, se continuasse o tratamento ele teria saído da crise, pois tinha amenizado bastante a dor na perna direita. Mas o que aconteceu? Assumiu um médico cubano que foi omisso com o quadro clínico de Mário. E assim transcorreu mais um dia, somente às 19h, quando foi oficialmente internado e falou com o Dr. Leonardo, explicou o tratamento, passou o histórico clínico com exames e laudos antigos, mostrou o que preconiza o Ministério da Saúde para o tratamento álgica de dor da anemia falciforme, foi que houve a estabilização do paciente com três aplicações de medicamentos endovenosos. O que deveria ter sido feito desde o início.
 
• Essa parte da via dolorosa de meu amigo ocorreu no HE de Santana, mas como não tem hematologista no HE de Santana, essa doença deve ser tratada por hematologista, o paciente foi transferido para o HE de Macapá. 
 
• Ao chegar no HE de Macapá, como é de praxe, não havia leito para ele, foi colocado em um corredor com uma maca sem colchão e sem remédios (aquelas típicas macas de centro cirúrgico), ocorre que em um ambiente de corredor não há como surtir efeito a medicação para o tratamento falciforme, pois o ambiente não pode ser frio nem quente, este último provoca desidratação, e provocou. Também ocorreu atraso nos remédios. 
 
• As condições de higiene no HE de Macapá são terríveis: fezes no chão do corredor, doentes pelos corredores sem a menor infraestrutura, o prédio está repleto de infiltrações, está sujo e com ferro das colunas e pilares amostra, os remédios não chegam no horário devido a burocracia, não conseguem manter a hidratação, baratas passeiam pelos corredores e paredes…  uma tristeza para a população amapaense que assiste tudo perplexa sem saber de seus direitos. Enfim, o caos instaurado, conforme fotos. 
 
• Felizmente chamaram o hematologista, Dr. Jacy Amanajás (um grande hematologista), que ajustou a medicação, mas disse que não havia condições de tratar no corredor do HE e pediu a transferência do paciente para o HCAL. 
 
• Neste, por mais que os médicos e enfermeiros demonstrem boa vontade, o quadro de infraestrutura não muda muito, como as fotos revelam, o paciente ainda está no corredor onde convive com doente terminal de HIV e um com tuberculose ativa gritando! 
 
• Devemos esclarecer que o falcêmico, no Amapá, é tratado como um viciado em opioíde devido à falta de conhecimento da área, somente os hematologistas sabem realmente tratar, mas mesmo com a prescrição não são aplicadas seja pela falta de conhecimento, seja pela estrutura hospitalar que não funciona.
 
• A sociedade precisa ser ouvida! Mário está sofrendo, outros estão sofrendo a dor da doença duplicada ou triplicada pela falta de condições de atendimento, oriunda do sucateamento e abandono da Saúde Pública pelos gestores públicos. Contudo, a esperança reside na compreensão de que a governança está nas mãos de eleitos, que podem ser mudados através do processo de escolha popular a cada 4 ou 8 anos (senadores). A decisão é do sofrido povo do Amapá e do Brasil, pois, a escolha está em suas mãos, ou melhor, em seus dedos: digitar o número do que comprou seu voto ou do que pode melhorar seu futuro e de sua família. Em outubro de 2022 saberemos se tudo fica como está ou se a esperança renasce. Tudo depende do eleitor.

Você pode gostar também

Petróleo na Margem Equatorial: a chance histórica de transformação para o Amapá

A ditadura judicial no Brasil exposta ao mundo pelos EUA

CONDROMALÁCIA – o caso de sucesso da Fernanda Venturini, a atleta de ouro do Brasil!

Besaliel Rodrigues

Quanto vale um Deputado?

Marcos Reátegui 29 de janeiro de 2022 29 de janeiro de 2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior Benefícios do Cad Eye (olho auxiliar) na colonoscopia.
Próximo artigo NOSSO TEMPO

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Enem 2025: inscrições encerram nesta sexta-feira (6/6)
Brasil
Bolsonaro diz à PF que enviou R$ 2 milhões a Eduardo nos EUA
Brasil
Total de católicos no Brasil é o menor da história; o de evangélicos bate recorde
Brasil
Após pesquisas desastrosas, saiba como governo Lula tentará reverter impopularidade
Brasil
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?