O evento é voltado para gestores de URES (Unidade Regional Seduc na Escola), diretores e técnicos de escola, prefeitos e secretários municipais de educação e conselhos escolares dos municípios do sudeste paraense.
Durante o encontro serão aprensentadas as características e o cenário educacional paraense, a fim de circunscrever os municípios no cenário nacional, estadual e regional, suscitando reflexões, proposições e estabelecendo laços de colaboração entre os entes, em torno dos desafios a serem pactuados, a partir do “Caderno de Evidências 2019”, que será apresentado pela Seduc durante o evento. Aos municípios serão apresentados elementos e entraves à qualidade do ensino.
Entre os principais pontos a serem discutidos estão: identificar desafios e planejar ações conjuntas que possam melhorar o desempenho da educação no Estado. Para tanto, serão apresentados pelo menos dez desafios específicos que devem ser discutidos durante os encontros, entre eles, infraestrutura, transporte, alimentação, garantia de aprendendizado, alfabetização, bases legais, censo escolar, valorização do profissional de educação, gestão educacional e prognóstico juvenil.
O Encontro no sudeste será o primeiro das seis regionais. Além de Marabá, a agenda ainda acontecerá em Breves, Bragança, Altamira, Santarém e Belém. Em Marabá, o Encontro acontece das 8h às 18h, no dia 2 de maio, e das 8h às 12h, no dia 3, no Carajás Centro de Convenções.