A Bíblia é um excelente guia para tomarmos boas decisões. Ela pode nos ajudar a ‘adquirir sabedoria e entendimento’ (Provérbios 4.5). Em alguns casos, ela nos diz qual a melhor decisão que podemos tomar. Já em outros, ela nos dá conselhos que podem nos ajudar a tomar uma decisão sábia.
A. Não tome uma decisão precipitada. A Bíblia diz: “Quem é prudente pensa bem antes de cada passo.” (Provérbios 14.15). Se você tomar uma decisão às pressas, é bem possível que deixe de levar em conta alguma informação importante. Tire tempo para analisar suas opções com cuidado (1 Ts 5.21).
B. Não tome decisões apenas com base nos seus sentimentos ou nas suas emoções. A Bíblia nos avisa que nem sempre podemos confiar no nosso coração (Provérbios 28.26 e Jeremias 17.9). Por exemplo, pode acontecer de tomarmos uma decisão ruim se estivermos com raiva, deprimidos, desanimados, impacientes ou até mesmo muito cansados (Provérbios 24.10 e 29.22).
C. Ore pedindo sabedoria. Deus fica feliz de responder a esse tipo de oração (Tiago 1.5). Ele é um Pai amoroso que quer ajudar seus filhos a evitar problemas. “É Jeová quem dá sabedoria; da sua boca procedem conhecimento e discernimento.” (Provérbios 2.6). Ele dá essa sabedoria principalmente por meio de sua Palavra, a Bíblia (2 Timóteo 3.16 e 17).
D. Pesquise. Para tomar uma boa decisão, você precisa de informações confiáveis. É como a Bíblia diz: “O sábio escuta e assimila mais instrução.” (Provérbios 1.5). Onde você pode encontrar informações úteis e confiáveis?
Primeiro, pesquise o que a Bíblia diz sobre a questão que você precisa decidir. O nosso Criador sabe o que é melhor para nós. Por isso, é na sua Palavra que encontramos os conselhos mais confiáveis (Salmo 25.12). Em alguns casos, a Bíblia diz claramente o que devemos fazer, talvez em forma de uma lei ou regra (Isaías 48.17 e 18). Mas, em muitos outros, a Bíblia não é tão específica. Em vez disso, ela dá orientação na forma de princípios. Esses princípios podem nos ajudar a tomar uma boa decisão, que também leva em conta nossas preferências pessoais. Para encontrar relatos bíblicos que possam ajudar você, pesquise artigos e publicações baseados na Bíblia, como os que estão disponíveis neste site.
Segundo, pesquise em outras fontes confiáveis antes de tomar algumas decisões, talvez você precise buscar outras fontes de informação. Por exemplo, antes de fazer uma compra, seria bom pesquisar o produto e o fabricante. Durante a pesquisa, você pode dar uma olhada nas políticas de garantia e de devolução do produto. Fazer isso é ainda mais importante se for algo caro. Você também precisa ter certeza de que o produto é aquilo que você precisa.
Terceiro, pesquise com os amigos e aconselhe-se. A Bíblia diz: “Os planos fracassam quando não há comunicação.” (Provérbios 15.22). Então, antes de decidir alguma coisa, converse com alguém em quem você pode confiar. Por exemplo, se tiver que tomar uma decisão com relação à saúde, seria bom consultar um médico (Mateus 9.12). Em algumas situações, você pode conversar com pessoas que passaram por algo parecido com o que você está passando. Mas tenha em mente que é você que vai ter que tomar a decisão e conviver com as consequências, e não as pessoas com quem você conversou (Gl 6.4 e 5).
E. Coloque tudo na balança. Com base nas informações que você juntou, você pode fazer uma lista com todas as suas opções e colocar os prós e os contras de cada uma delas. Daí, de forma honesta, considere as possíveis consequências da sua decisão (Deuteronômio 32.39). Por exemplo, como essa decisão afetaria você, a sua família ou outras pessoas? (Provérbios 22.3 e Romanos 14.19). Fazer perguntas desse tipo e pensar no que a Bíblia diz sobre o assunto vai ajudar você a tomar uma decisão sábia e amorosa.
F. Tome a decisão. Às vezes, pode acontecer de demorarmos para tomar uma decisão porque estamos inseguros. Mas, quando a pessoa fica indecisa, pode ser que ela perca uma oportunidade ou até acabe numa situação difícil. Em outras palavras, não tomar uma decisão pode ser tão prejudicial quanto tomar uma decisão ruim. Usando uma metáfora relacionada à agricultura, a Bíblia diz: “Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada.” (Eclesiastes 11.4 – NTLH).
Conclusão. Lembre-se também de que até a melhor decisão pode não ser uma decisão perfeita. Geralmente, quando decidimos uma coisa temos que sacrificar outra. Além disso, imprevistos podem acontecer (Eclesiastes 9.11). Então, use as melhores informações que tiver e escolha a opção que tem mais chances de dar certo. Até a próxima oportunidade. Fonte: www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/
DESTAQUES DA SEMANA
1- Antes de tomar qualquer decisão importante, pense bastante e analise todos os pros e os contras.
2- Pastor Olegário Lopes, Presidente da Igreja Ministério Apostólico Luz e Vida, Sede: Macapá/AP.
3- Brasil, a Igreja precisa agir mais como Agente de transformação política e social da Nação.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Daniel Deusdete Araújo Barreto. Destacado líder social brasileiro, radicado no Distrito Federal. Empresário do ramo da literatura e da cultura nacional, dono da principal editora evangélica do Centro Oeste do país. Ainda, é teólogo, ministro do Evangelho e renomado escritor evangélico internacional, com mais de 40 (quarenta) obras publicadas. É membro vitalício da AELDF – Academia Evangélica de Letras do Distrito Federal, ocupante da Cadeira Nº 02; membro integrante do IPAFE – Instituto de Palestras em Formação de Escolas Confessionais, do IBEPOS – Instituto Brasileiro de Educação e Pós-graduação e do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. Ainda, é graduado em administrador de empresas, com pós-graduação em Análises de Sistemas e MBA Executivo em Gestão Estratégica de Inovação, Tecnológica e Propriedade Intelectual. Trabalhou por mais de três décadas na ECT – Empresa brasileira de Correios e Telégrafos. Atualmente é o CEO dono da Rede Internacional Os Semeadores e Pastor Fundador/Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Os Semeadores, em Taguatinga/DF.
ESPECIAL
NEWS: 1. Livro internacional: A Editora Os Semeadores (DF) está lançando o livro “Teologia Sistemática: Uma exposição luso-brasileira”. O prefácio é do Pastor José Wellington da Costa Junior. 2. Conselho Editorial: O Advogado e Pastor Besaliel Rodrigues, mestre e doutor em Direito, foi nomeado pela Semeadores, presidente do Conselho Editorial da Editora. Este livro internacional é o primeiro a ser editado na atual gestão do referido Conselho; 3. Ganhou a eleição: Também, vale destacar, o Dr. Besaliel Rodrigues foi eleito pelos integrantes da Universidade Federal do Amapá – Unifap, um dos conselheiros do Conselho Superior – CONSU, principal órgão deliberativo da citada Instituição Federal de Ensino Superior – IFES; 4. Aprovado no doutorado: Outro êxito que merece registro aqui do Dr. Besaliel Rodrigues, é que o mesmo foi aprovado no processo seletivo do Doutorado em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em parceria institucional com a Unifap. Parabéns doutor! 5. Novo Estatuto: Pastor Olegário Lopes, Presidente do Ministério Apostólico Luz e Vida promoveu, em 07.05.22, aprovação do novo Estatuto da Igreja, com a presença do Pr. Besaliel.
REFLEXÃO
Tema: Deus tudo pode resolver.
Para você que está precisando de uma palavra de auxílio, de apoio, de certeza, veja o que diz a Bíblia: 01. Genesis 1.1: “No princípio criou Deus o céu e a terra.”. Deus criou tudo. Ele tem o domínio de tudo. Creia, Ele pode te ajudar seja no que for. Apenas creia; 02. Hebreus 11.6: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”. Então, deixe o orgulho, se despoje de toda e qualquer posição e confie que Deus pode lhe ajudar; 03. Mateus 19.26: “Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”. Somos limitados, mas Deus não possui e não conhece limites. Então, qual é o seu problema? Seja qual for, Deus pode resolver! 04. Zacarias 8.6: “Mesmo que isso pareça impossível para o remanescente deste povo naquela época, será impossível para mim?”, declara o Senhor dos Exércitos”. Deus é Deus porque para Ele tudo é possível. 05.
Genesis 18.14: “Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho”. Descanse o seu coração em Deus e deixe-O lhe surpreender. Aguarde em silêncio, quieto! (Salmo 46).
FICA A DICA
Legislação para pastores: Atenção prezados líderes eclesiásticos de todo o Brasil, estamos fazendo destaques dos principais dispositivos da vigente Constituição Federal/1988 de interesses dos religiosos.
Dica 029. Privacidade humana. CF, art. 5º, “X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;”. Atenção lideranças religiosas, todos os seres humanos precisam ser protegidos em suas particularidades, independentemente que quem quer que sejam. O dispositivo constitucional destaca quatro grandes aspectos de proteção: intimidade (destaque: corpo físico), vida privada (destaque: local de habitação), honra (destaque: sentimentos) e imagem (destaque: aparência, reputação). Quem afrontar estes aspectos pessoais, individuais de alguém, ficará sujeito ser condenado a pagar indenização em dinheiro.
Por óbvio que esse tema possui uma profundidade jurídica e filosófica, mas, de modo geral, devemos respeitar as pessoas de todas as formas possíveis, principalmente em suas particularidades.