Nesta sexta-feira, 20, a Polícia Civil do Amapá indiciou três pessoas que se passavam pela Concessionária de Energia CEA Equatorial e emitia falsos boletos no Amapá e em outros estados da região Norte e Nordeste
Segundo a investigação, os criminosos teriam criado uma estratégia fraudulenta, denominada ataque homográfico, para captar vítimas que pretendiam pagar boletos de energia.
Verificou-se, que os estelionatários se utilizavam de domínio eletrônico com caracteres e grafia semelhantes ao da companhia de energia, em seguida contratavam serviço que gera precedência em pesquisas pela internet e, posteriormente, passavam a captar vítimas, que geravam boletos falsos das prestadoras.
De posse dos boletos, as vítimas então faziam os respectivos pagamentos, imaginando que estariam saldando o consumo mensal do serviço, o que obviamente não acontecia, gerando significativos prejuízos as vítimas e obtendo vantagem ilicitamente.
Ainda segundo as investigações, os valores das contas variavam de R$ 81 até R$ 1 mil.
Os prejudicados só tomavam conhecimento da fraude com o corte de energia, instante em que lhes cabiam apenas registrar a ocorrência policial.
Segundo o Delegado Nixon Kenedy, Titular da 9ª DPC, os infratores estariam associados, com divisão de ações e tarefas, uns criavam as estratégias enganosas, outros cediam conta bancária para a obtenção do ilícito.
“Nesse inquérito, até o momento identificamos seis pessoas, mas sabemos que esse número é bem maior, são dezenas, já que eles também atuavam no Pará e no Maranhão”, detalhou o delegado.
A Polícia orienta que o consumidor tenha absoluta atenção no pagamento de boletos, verificando com atenção o site da Empresa e analisando os dados do boleto, suspeitando quando o valor for destinado a conta de pessoa física.