Até esta segunda-feira (15) apenas voos em condições de operações visuais estavam sendo operados no Aeroporto Internacional de Macapá.
O cancelamento dos vôos tem sido frequente durante os últimos dias. O período chuvoso dificulta a operação de pousos e decolagens.
Segundo a Norte da Amazônia Airports (NOA), responsável pela operação do aeroporto, o problema ocorre no sensor de temperatura e umidade relativa do ar, “equipamento extremamente importante para operações climáticas adversas.
A NOA afirmou na tarde da última segunda (15), que a responsabilidade pela gestão e operação dos serviços de apoio à navegação aérea seria do governo federal.
O senador Randolfe Rodrigues publicou um vídeo nas redes sociais informando que em conversa com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi informado que ainda na noite desta segunda (15) os voos a partir de instrumentos seriam reestabelecidos no aeroporto.
“Após nossa representação nesta manhã junto à Anac, contra a empresa concessionária do Aeroporto Internacional de Macapá, fui informado pelo presidente da Anac que já, a partir da noite de hoje, será reestabelecido os serviços do equipamento necessário a aproximação por instrumentos no aeroporto”, descreveu o senador.