1. Porque estamos passando por esse surto gripal?
Embora esse ano o surto de gripe tenha acontecido mais cedo, é comum o aumento do número de casos no início de cada ano no Brasil. Inclusive é uma crítica o fato da vacina anual (campanha vacinal) muitas vezes acontecer após a chegada do vírus no país.
2. Qual o tipo de vírus que está causando esse surto?
Um dos principais subtipos circulando no pais no momento é o H3N2. O Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen/AP) já detectou casos de H3N2 no estado, embora tenhamos poucos dados epidemiológicos para saber os subtipos mais frequentes no Amapá.
3. Quais os sintomas da gripe?
São os sintomas clássicos: febre, mal estar geral, coriza e tosse.
4. Como diferenciar da pandemia do Covid 19?
Somente realizando exames específicos, como testes biomoleculares ou de antígenos. Clinicamente os sintomas são muito semelhantes, sendo de baixa confiabilidade tentar adivinhar essa ou aquela etiologia apenas por sutilezas clínicas.
5. Como podemos prevenir a doença?
Principalmente através da vacinação, que embora muitas vezes não impeça o adoecimento, mas diminui a probabilidade de manifestações graves. Outras medidas incluem lavagem de mãos, evitar aglomerações, uso de máscaras, etc…
6. Que complicações podem acontecer?
Complicações como pneumonia, otites (principalmente em crianças), insuficiência respiratória e sepse (infecção generalizada).
7. Qual o tratamento?
Ao contrário da Covid 19, existe tratamento específico para gripe disponível no Brasil: O oseltamivir. Recomendado para pacientes com maior chance de evoluir para formas graves, como idosos, gestantes, imunossuprimidos, etc…
Convidado
Rafael Darwich
Médico Infectologista
CRM 1113 RQE 572
Graduado na ufpa e residência médica na UNESP
Professor da UNIFAP