A senadora Soraya Thronicke (MS) assinou o termo de filiação ao Podemos nesta quarta-feira (28) e fez um discurso de despedida ao União Brasil em tom educado. “Saio deixando as portas abertas. Não pedi para ser candidata à Presidência, me coloquei no sacrifício em nome do grupo”. A parlamentar afirmou ainda que chega ao Podemos com garantias de defender a presença feminina na política. “Às vezes você é apenas a figura bonitinha que sai na foto. Obrigada por eu poder ser eu aqui”, declarou.
Apesar do tom, a crise entre a parlamentar e a ex-legenda já se arrastava desde a campanha eleitoral do ano passado. Depois do pleito, o clima piorou após o União congelar os repasses ao União Mulher, frente comandada até então por Soraya.
Podemos aumenta e União perde cadeiras
Com a ida de Soraya Thronicke para o Podemos, a sigla cresce de seis para sete parlamentares. Já o União Brasil, que tinha oito congressistas, passa a ter uma cadeira a menos no Senado e também fica com sete. Além disso, o União perde ainda uma cadeira na CPMI do 8 de janeiro.
Com informações do R7

