Um dos maiores espetáculos de teatro religioso do mundo, A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Pernambuco, já tem data marcada para encenação: Começou ontem e termina dia 8 de abril. A edição de número 54 da Paixão de Cristo este ano será na primeira semana de abril. O cenário continua no município de Brejo da Madre de Deus, cerca de 180 km de Recife. O espetáculo, tem duração de 3h, é realizado no maior teatro ao ar livre do mundo, segundo o Guinness Book, e narra momentos marcantes da vida de Jesus, desde o Sermão da Montanha até a Crucificação e Ressurreição. São 1.500 pessoas trabalhando diretamente no evento e 9.000 indiretamente, no setor turístico. O ator Eriberto Leão, que representou Jesus Cristo em 2005, retorna pela terceira vez a Nova Jerusalém, agora como o imperador Pôncio Pilatos. A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, encenada em 1968 em uma pequena vila, hoje dispõe de uma cidade-teatro construída numa área de 100 mil metros quadrados, cercada por muralhas de pedras, 70 torres de aproximadamente 7 metros de altura, e 9 palcos que reproduzem a Jerusalém do século I. Eu já assisti e recomendo. São pelo menos 15 mil pessoas se deslocando pelos cenários a cada sessão. Mais de 5 milhões de pessoas já acompanharam as apresentações em mais de meio século de história da Paixão de Cristo.
ASSÉDIO SEXUAL
A Justiça Federal de Brasília aceitou denúncia do Ministério Público Federal, e o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, tornou-se réu por denúncias de assédio sexual e moral feitas por funcionárias do banco. Os detalhes da denúncia ainda não são conhecidos, pois a ação penal contra Guimarães tramita sob sigilo. Casos envolvendo assédio, sobretudo sexual, costumam tramitar em segredo de Justiça, como forma de preservar a intimidade das vítimas. O caso veio à tona em meados de 2022 quando uma reportagem do portal Metrópoles revelou as acusações de assédio feitas por cinco funcionárias da Caixa à ouvidoria da instituição. Após as revelações, o MPF passou a investigar o caso, o que resultou na denúncia agora aceita pela 15ª Vara Federal de Brasília. Na acusação, constam depoimentos captados em vídeo das vítimas, que foram interrogadas pelos procuradores responsáveis.
REVISÃO
Na ultima quinta-feira (30), antevéspera do aniversário de 59 anos do golpe militar de 1964, marcou a retomada das sessões públicas da Comissão de Anistia, com o julgamento de processos que ficaram pendentes ou tiveram seus pedidos negados nos últimos anos. A pauta inclui os requerimentos de Romario Schettino, Claudia de Campos, José Silva e Ivan Valente. A reunião foi transmitida pelo canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania na agenda de eventos da Semana do Nunca Mais, que incluiu uma série de atividades pela recuperação da memória, verdade e justiça sobre períodos ditatoriais do Brasil. De acordo com a Comissão de Anistia, o colegiado pretende rever, nos próximos anos, milhares de processos que foram julgados e negados indevidamente pelas gestões anteriores. “Temos uma estimativa de que pode ser de 4 mil até 8 a 9 mil processos”, revelou a comissão, citando especificamente os últimos seis anos (2017 a 2022).
INCENTIVO
O presidente Lula da Silva declarou que o governo federal está à disposição da Confederação Brasileira de Futebol para somar esforços pela candidatura do Brasil à sede da Copa do Mundo feminina de futebol, em 2027. A declaração foi dada durante evento no Palácio da Alvorada, para apresentação da taça da Copa do Mundo 2023, a ser realizada na Austrália e na Nova Zelândia. O troféu está percorrendo os 32 países que vão disputar o torneio, entre 20 de julho e 20 de agosto. A seleção feminina do Brasil busca um título inédito. “A Presidência, através do Ministério do Esporte e do Itamaraty, estará à disposição da CBF, e fazer o necessário para que a gente consiga trazer, em 2027, a Copa do Mundo Feminina para o Brasil”. No evento, o presidente assinou o decreto que cria a Estratégia Nacional para o desenvolvimento do futebol feminino no país. O programa, do Ministério do Esporte, prevê medidas de promoção do desenvolvimento do futebol profissional e amador no país, ampliação dos investimentos e formação técnica para meninas e mulheres no mercado da bola.
RETORNO
O ex-presidente Bolsonaro chegou em Brasília procedente de Orlando, nos Estados Unidos. A volta do ex-presidente ao Brasil ocorre após três meses de sua partida, dois dias antes de deixar a Presidência da República. Centenas de apoiadores chegaram à área de desembarque internacional do aeroporto e se espremeram nas grades que delimitavam o espaço, munidos de bandeiras e cartazes. Enquanto aguardavam, os apoiadores cantaram o Hino Nacional e gritaram palavras de ordem. O ex-presidente seguiu para a sede do Partido Liberal em Brasília, onde foi recebido pela esposa Michelle Bolsonaro, o presidente do PL Valdemar Costa Neto, e o secretário de Relações Institucionais general Braga Neto. O ex-presidente deve prestar depoimento no próximo dia 5. para dar explicações sobre joias e outros presentes recebidos durante o mandato. As investigações estão sendo feitas pela PF e o TCU. Além disso, o TSE investiga acusações feitas por Bolsonaro ao sistema de urnas eletrônicas.
FAKE NEWS
A criminalização das notícias falsas, a exigência de que empresas de tecnologia tenham sede no Brasil e a proibição de disparos em massa nos aplicativos de mensagens estão entre os principais pontos do Projeto de Lei das Fake News. O tema foi debatido em audiência pública no STF. Em meio a muita polêmica, deputados e senadores têm o desafio de avançar na discussão da proposta. Depois de aprovado no Senado, o texto mudou quase completamente, e está parado desde abril/2022 na Câmara dos Deputados. Na discussão com os deputados, a proposta sofreu uma derrota. Por apenas oito votos, a proposta não alcançou os 257 votos necessários para ter a tramitação acelerada e voltou ao estágio em que precisa transitar por comissões ou grupo de trabalho específico. O projeto prevê a transparência de redes sociais e de serviços de mensagens privadas, sobretudo quanto à responsabilidade dos provedores no combate à desinformação.
ENCONTRO
O Secretário Nacional de Juventude, Ronald Luiz, fez um convite aos gestores de políticas públicas dos estados e municípios brasileiros para colaborarem com a consolidação das políticas nacionais da juventude no Brasil. O evento faz parte das comemorações dos 10 anos do Estatuto da Juventude, no Seminário Nacional de Gestores e Gestoras de Juventude. O secretário explicou a importância do retorno da Secretaria Nacional da Juventude para o Palácio do Planalto com a nova estrutura da Esplanada dos Ministérios. “A juventude enfrenta os mais altos índices de desemprego da nossa história”. De acordo com Ronald Luiz, diferentes programas da SNJ foram interrompidos, descontinuados ou tiveram quedas no desempenho, como o ID Jovem, documento gratuito que permite aos jovens de baixa renda o acesso a benefícios garantidos pelo Estatuto da Juventude – e que teria capacidade para atender 18 milhões de pessoas, mas atualmente só contempla 430 mil jovens.
ACORDO
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e a Cruz Vermelha Brasileira assinaram, um acordo de cooperação que prevê a promoção de “ações educativas junto a populações expostas a riscos”. As duas instituições partem do princípio de que a difusão de conhecimentos científicos para populações de áreas de risco é uma das frentes de ações relevantes para a prevenção de desastres. Para o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, as ações que podem prevenir ou amenizar os problemas causados por desastres passam pela percepção do risco; reconhecimento da ameaça pela preparação de resposta; e por ações relacionadas à fluência da informação. Moraes explica que, “a atividade educativa de preparação do indivíduo para reagir no momento do desastre é tão essencial quanto o alerta”. A comunicação, deve ir “além das instituições”, abrangendo o “como comunicar pessoas que estão na eminência de um desastre”, disse após assinatura do acordo com a Cruz Vermelha.
Legenda
• Parabenizar os amigos e leitores da Coluna que comemoram aniversário neste final de semana: Janely Carvalho, Rosivette Serique Gato, Advogados Renato Munhoz, Oscar Serique Gato e Jaci Rocha, Jornalista Ariele Martins, Memorialista Notável Débora Lúcia Andrade e Agente de Polícia Alcino Picanço.
• Parabéns, felicidades e muito sucesso para todos os aniversariantes do mês de Março. Tim…Tim a Vida!