Na manhã desta terça, 16, mais uma ação de testagem de covid-19 foi realizada com indígenas. Desta vez, os testes estão sendo feitos em 25 casas de apoio em Macapá, totalizando mais de 200 indíos que serão atendidos. O trabalho é parte das ações do Governo do Amapá em combate à covid-19 entre os povos indígenas.
A equipe é formada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Núcleo Estadual de Saúde Indígena da Secretaria Estadual da Saúde (Nesi/Sesa), Secretaria Extraordinária de Saúde Indígena (Sepir) e Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).
“Cerca de 30% dos casos testados deram positivo. Estamos acompanhando as famílias, deixamos o protocolo terapêutico para que possamos tratar esse indígena na fase inicial da doença”, afirmou Andreia Pacheco, coordenadora do Nesi.
Foram realizados nesta terça-feira 12 testes, em três casas diferentes. Destes, 11 deram positivo e 1 negativo. Todos os que obtiveram resultados positivos foram orientados e receberam medicamentos para o início do tratamento.
“É muito importante o acompanhamento. Nós precisamos que tenha uma continuação dessas ações na pandemia. Hoje recebemos medicamentos e vamos tratar junto com os remédios da terra”, afirmou Arawaje Apalai, indígena atendida pela ação.
Atenção aos indígenas
O Governo do Amapá vem atuando na prevenção e combate à covid-19 entre os povos indígenas.
Além da atuação nas casas de apoio, aldeias de Oiapoque receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool 70% e remédios, além de desinfecção. O Centro de Atendimento montado no Hospital Universitário (HU) disponibilizou 4 leitos para atendimento específico de pacientes indígenas.