O Amapá recebeu nesta terça-feira (23), 32.695 metros cúbicos de oxigênio, o que equivale a 12 mil toneladas do insumo que vão abastecer os 30 novos leitos pediátricos que serão abertos no Hospital Universitário (HU-Unifap) para atender pacientes com síndromes respiratórias.
O material foi dividido em dois tanques, o maior com capacidade de 27.745 metros cúbicos de oxigênio, e o menor com 4.950 metros cúbicos. O transporte foi feito no navio de apoio oceânico Iguatemi, da Marinha do Brasil, que trouxe o material em 48 horas do Pará para o Amapá. A logística também contou com o apoio da Companhia das Docas de Santana, que forneceu um guindaste para a retirada dos tanques da embarcação.
A Ebserh (empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) também enviará 15 respiradores, camas hospitalares e já publicou um edital convocando profissionais voluntários para se deslocarem para o Amapá por um período de até 20 dias.
Com todo o processo, incluindo a interligação dos tanques ao sistema do Hospital Universitário, a previsão é que eles estejam prontos para uso em até 48 horas após a chegada ao hospital.
Com informações Ascom/Gea

