O município de Tartarugalzinho lidera o ranking de vacinação contra a Influenza, com mais de 71% da população imunizada. Já a cidade de Amapá imunizou 53% dos moradores contra a Covid-19. Apesar dos números, nenhuma região ultrapassou os índices de cobertura vacinal de 90%. Os dados são da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
No geral, o Amapá apresenta baixa adesão para a cobertura nas doses de reforço da Covid e da Influenza. A vacina ainda é o método mais seguro para conter os vírus, especialmente no período de inverno, quando aumenta a incidência de doenças respiratórias.
“As estratégias de imunização buscam ir de casa em casa, principalmente no interior do estado, buscando os não vacinados em comunidades ribeirinhas. Com isso, os municípios passam a ser referência, no entanto, vale destacar que a vacinação precisa avançar ainda mais”, pontuou a coordenadora estadual de Imunização da SVS, Maria Angélica.
Ampliação da vacinação
Desde a última quinta-feira, 18, a vacinação contra a gripe no Amapá foi estendida para todos os públicos. A SVS, garantiu junto ao Ministério da Saúde, 135.770 doses do imunizante contra a doença e serão distribuídas nos municípios conforme a demanda.
A mobilização visa fortalecer a imunização dos amapaenses durante o inverno amazônico, período de maior circulação viral e transmissão da gripe na região. A campanha de vacinação estende-se até o dia 29 de fevereiro.