Advento é um período mencionado no calendário religioso, é um tempo de alegria para os cristãos, caracterizado pela preparação para o nascimento de Jesus. É por essa razão que hoje em dia o período do advento é definido pelas quatro semanas que antecedem o Natal, tendo início no Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, indo até o dia 24 de Dezembro, sendo o primeiro tempo do ano litúrgico. Encerramos o ano litúrgico no domingo passado e começaremos o tempo novo hoje, dia 28.
Segundo a Bíblia, o Anjo Gabriel apareceu a Maria numa visão, dizendo que em breve ela daria à luz a um menino, o filho de Deus que viria para trazer luz ao mundo. Esse tempo de espera é caracterizado hoje como advento.
A cristandade celebra o Natal e os sentimentos que norteiam a sociedade é dispares. Ao mesmo tempo que se celebra a vinda do Salvador, a alegria dos homens, a sociedade, mergulhada numa crise econômica, moral, religiosa, política e ética, celebra a fé, o amor e mergulha num pseudo sentimento de igualdade e bem estar social.
A fome, o desemprego, a violência, o abandono social leva milhares de brasileiros a um estado de extrema pobreza.
Advento deveria ser o “novo céu e a nova terra”. Evangelho significa “Boa Noticia”. A criação do Reino, o banquete para todos, onde ninguém seja excluído.
Advento deve ser mudança de valores, paradigmas, mentalidades. É o cristão sendo protagonista da “terra sem males”. Grandes são os desafios. Urge despertar para vencer e superar os desafios que o pós-pandemia exige.
Advento é conversão, mudança de vida, conversão. É um tempo de renovação. Tempo de esperança. Nunca foi tão necessário alimentar a esperança. Vivemos uma crise global. A pandemia veio revelar que vivíamos tempos de riquezas e de pobrezas. A terra mergulhada numa crise ecológica e cultural nos chama a atenção para os fenômenos que o sistema capitalista causou ao meio ambiente. Ou salvamos o planeta e tudo o que ele encerra ou morremos todos vítimas das nossas próprias escolhas. Ainda há esperança. Preparemo-nos para acolher Jesus. É tempo de parar, pensar e refletir. Logo, logo Jesus vai nascer. Nasçamos com Ele.