1. O que é o teste da linguinha?
O teste da linguinha é um exame obrigatório realizado preferencialmente nos primeiros dias de vida do bebê. Serve para avaliar a fixação da língua no assoalho da boca (frênulo lingual), que quando muito curto atrapalha as funções da sucção (amamentação), mastigação, deglutição e fala.
2. Qual o melhor período para o bebê realizar o exame?
Preferencialmente ao nascer, caso não ocorra neste período o mesmo deve ser realizado até o primeiro mês de vida para que não ocorra o desmame precoce uma vez que a língua presa reduz a mobilidade necessária da língua para a realização da mamada
3. Como o fonoaudiólogo realiza esse teste?
O teste é simples, rápido e não causa dor. Observamos a movimentação da língua e a fixação do frênulo lingual. Essa observação também pode ser realizada quando o bebê está chorando ou mamando.
4. Onde a mãe pode levar o bebê para fazer esse teste?
Aqui em nosso estado o teste pode ser feito em unidades de saúde (UBSs: Raimundo Hozanan, Alvará Correa, Fazendinha, Marabaixo e Cidade Nova) e em clínicas particulares, porém se ainda na maternidade o recém-nascido apresenta dificuldade para mamar no seio materno, o teste é realizado pelo fonoaudiológo ou pediatra da maternidade Mãe Luiza ou da maternidade de Santana. Caso seja diagnosticada língua presa o tratamento pode ser realizado ainda no hospital.
5. O que fazer quando o teste tem resultado alterado?
Caso seja identificado durante o teste que o bebê tem a língua presa (anquiloglossia), o mesmo é encaminhado para o odontopediatra para que seja realizada a frenotomia, que consiste na liberação do freio lingual.
Convidada
Cristiane Marquiz Barbosa
CRFa 9-6748-5
Fonoaudiologia – UNAMA 2000.
Pós graduação integrada em neurologia – UNIFAP 2003.
Pós graduação em motricidade orofacial com ênfase em fonoaudiologia hospitalar – ESAMAZ 2008.
Pós graduação em Terapia Intensiva – IBEPEX 2013.